Por G1 SC


Segundo grupo de pinguins-de-magalhães que são soltos nesta temporada em Florianópolis — Foto: Nilson Coelho/ R3Animal

Na manhã desta segunda-feira (15), 19 pinguins-de-magalhães foram soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Eles passaram por reabilitação feita pelos técnicos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Eles ficaram de duas semanas a dois meses em tratamento, dependendo do estado de saúde de cada um. Este é o segundo grupo solto nesta temporada - outros 19 pinguins voltaram à natureza no início de setembro.

Em Florianópolis, 19 pinguins-de-magalhães voltarem ao habitat natural na manhã desta segunda-feira — Foto: Nilson Coelho/ R3Animal

Em busca de alimentos

De acordo com a Associação R3 Animal, que desenvolve o PMP em Florianópolis, desde o início do inverno é comum os pinguins aparecerem no litoral catarinense, vindos de colônias na Patagônia, na Argentina. Eles chegam ao estado em busca de alimentos seguindo as correntes marítimas.

Muitos não conseguem retornar às colônias de origem e acabam morrendo. Outros aparecem na praia cansados, debilitados, desidratados e precisando de cuidados.

Mais 22 pinguins continuam em tratamento no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), que fica no Parque do Rio Vermelho na capital.

Pinguins passaram por reabilitação no CePRAM, sob os cuidados da Associação R3 Animal, em Florianópolis — Foto: Nilson Coelho/ R3Animal

Parceiros

Dos 19 pinguins soltos na manhã desta segunda, 11 vieram de instituições que também executam o PMP-BS.

Três foram resgatados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), de Laguna, quatro pela Universidade da Região de Joinville (Univille), dois pelo Instituto Australis, que integra o Projeto Baleia Franca, outro da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e um ainda pelo Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) de São Paulo.

Animais foram soltos hoje pela manhã, na praia do Moçambique, em Florianópolis — Foto: Nilson Coelho/ R3Animal

Veja mais notícias do estado no G1 SC.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1