20/10/2015 18h31 - Atualizado em 20/10/2015 18h31

UFSC e Udesc escolhem reitor nesta quarta; votação terá urna eletrônica

Na UFSC, cinco chapas disputam; na Udesc, são duas no pleito.
TRE-SC vai fornecer equipamentos para eleições nas duas instituições.

Do G1 SC

Reitoria UFSC (Foto: Henrique Almeida/Agecom UFSC)Reitoria UFSC (Foto: Henrique Almeida/Agecom UFSC)

Nesta quarta (21), as comunidades universitárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) votam para escolher reitor e vice-reitor das duas instituições. Urnas eletrônicas serão disponibilizadas.

UFSC
No caso da UFSC, podem votar professores e servidores técnico-administrativos em atividade e estudantes de graduação, pós-graduação e do Colégio de Aplicação com pelo menos 16 anos de idade e que estejam regularmente matriculados.

A votação ocorre das 8h às 21h nos locais indicados no site da UFSC. Cinco chapas concorrem. Os perfis dos candidatos podem ser vistos também no site da universidade. Podem votar 38.843 pessoas, segundo a UFSC.

Na própria quarta, ocorre a apuração dos votos. Caso seja necessário, haverá segundo turno em 11 de novembro. A nova chapa toma posse em maio de 2016.

Nova chapa ficará na Udesc de 2016 a 2020 (Foto: Udesc/Divulgação)Nova chapa ficará na Udesc de 2016 a 2020 (Foto: Udesc/Divulgação)

Udesc
Na Udesc, podem votar professores e técnicos efetivos em atividade e alunos regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação e pós-graduação. Todas as regras da eleição podem ser vistas no edital do Conselho Universitário. Estão aptas a votar aproximadamente 13.800 pessoas.

Na Udesc, a votação ocorre das 9h às 21h nos locais indicados no site da universidade. O eleitor deve levar documento de identidade com foto. Duas chapas disputam a eleição. Informações sobre cada uma delas podem ser encontradas no site da Udesc.

A apuração dos votos ocorre a partir das 21h30 da própria quarta. O resultado será calculado de forma que os votos dos professores representem 50%; os dos técnicos, 25%; e os dos alunos, 25%. Computados os votos, será apurado o coeficiente eleitoral de cada candidato.

Mais informações sobre esse cálculo podem ser vistas no edital. A posse da chapa escolhida ocorre em abril de 2016.

Urnas eletrônicas
As urnas eletrônicas serão fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). “Fornecemos urnas eletrônicas para treinamento e para votação, num total de 180, todas já configuradas", disse a coordenadora de Eleições do TRE-SC, Patrícia Sardá.

No total, são mais de 24 servidores da Justiça Eleitoral que colaboram nas eleições universitárias das duas universidades no primeiro turno, que abrange os municípios de Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho, São Bento do Sul, Araranguá, Blumenau e Curitibanos.

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina apoia as eleições universitárias da UFSC desde 1999, informou o TRE-SC. Na universidade federal, foram feitas quatro eleições para reitor com urna eletrônica. Em 2015, também realizou o plebiscito sobre o Hospital Universitário. Na Udesc, foram três pleitos para reitoria, uma com urna de lona e duas com urna eletrônica.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de