De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 86 cidades tiveram prejuízos com as chuvas no estado, conforme relatório divulgado nesta quarta-feira (25). Ainda segundo relatório do órgão estadual, mais de 30 mil pessoas foram afetadas com o fenomeno meteorológico. Até as 18h, a Defesa Civil recebeu 38 decretos de emergência ou calamidade.
A situação mais crítica ainda é no município de Rio do Sul, com 6 mil pessoas desalojadas e 1.080 moradores desabrigados, e que no momento estão espalhados pelos 20 abrigos colocados à disposição pela Prefeitura Municipal. Em Agronômica, Laurentino, Rio do Oeste ainda há pessoas desalojadas ou desabrigadas: 510 em Agronômica, 380 desalojados e 256 desabrigados e 528 pessoas desalojadas e 220 desabrigadas em Rio do Oeste.
O pedreiro Dailton Dahner está no abrigo desde a última sexta-feira (19) e não sabe quando vai poder voltar para casa. "Minha casa está só com o telhado descoberto. No início da semana, minha mulher foi lá ver estava toda embaixo da água", relatou o morador de Rio do Sul. Nesta quarta (25), o Rio Itajaí-Açu, atingiu 8,50 metros na medição, mas para o nível voltar ao normal ainda precisa baixar mais 2 metros. De acordo com a Defesa Civil da região, a previsão é que isso ocorra no fim de semana.
O último relatório divulgado pela Defesa Civil apontava o número de 81 municípios. Anitápolis, Calmon, Ibirama, Leoberto Leal e Presidente Nereu foram as cinco cidades incorporadas na lista desta quarta-feira. Segundo informações da assessoria do órgão, na manhã desta quinta-feira (26), um novo relatório será montado e pode anotar mais cidades que tenham sido afetadas pela chuva do fim de semana.