Por g1 RS


Sede da UFCSPA em Porto Alegre — Foto: UFCSPA/Divulgação

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022 vão até sexta-feira (18) na página oficial do programa. No Rio Grande do Sul, entre as sete universidades que oferecem esta opção de ingresso, o curso de Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) exige a maior nota de corte parcial: 806,3, até as 14h desta quarta (16).

  • Consulte aqui as notas exigidas em cada curso das sete universidades gaúchas

Este é o ponto de corte mínimo para as 50 vagas de ampla concorrência. A nota de corte mais baixa, nesta modalidade, na UFCSPA, era 647,66 para um candidato com deficiência autodeclarado preto, pardo ou indígena, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

LEIA TAMBÉM:

A classificação final será divulgada na próxima terça (22), às 23h. No estado, além da UFCSPA, oferecem acesso pelo Sistema as seguintes instituições:

O processo leva em conta as notas dos candidatos no Enem 2021 para selecionar alunos que irão estudar em instituições públicas. Os critérios e as vagas, porém, variam conforme as instituições.

Confira abaixo as notas de corte mais altas das sete universidades:

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) exige quase o mesmo da UFCSPA em Medicina: 805,02 nas 35 vagas de ampla concorrência.

A nota de corte mais baixa, nesta modalidade, era 657,92 para candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

UERGS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

UERGS tem vagas em cursos superiores gratuitos — Foto: Divulgação/UERGS

Na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), as 16 vagas de ampla concorrência em Engenheria de Computação, em Guaíba, exigem 657,48. É a maior note de corte parcial exigida na universidade. A menor, para este curso, é de 540,45 para as três vagas destinadas a candidatos economicamente hipossuficientes negros e pardos.

UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Sede da UFPEL — Foto: Reprodução/RBS TV

A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) oferece 20 vagas de ampla concorrência em Medicina, cuja nota de corte parcial era 798,48, a mais alta da instituição. No mesmo curso, a vaga para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas exigia 728,44 pontos.

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Escola de Enfermagem da UFRGS — Foto: Cadinho Andrade/Arquivo UFRGS

Para cursar Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é preciso alcançar a nota de corte 793,46. São 21 vagas de ampla concorrência.

Entre candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, a exigência mínima é de 646,44.

UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Sede da UFSM — Foto: Reprodução/RBS TV

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) exige um mínimo de 800,54 para concorrer a uma das 30 vagas de ampla concorrência em Medicina. Para candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, o mínimo é 685,38.

UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a nota de corte em Medicina para as 13 vagas de ampla concorrência era de 794,78. Já para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas era de 632,34.

Vídeos: Tudo sobre o RS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!