Um vídeo gravado por uma câmera de monitoramento de dentro de um táxi-lotação mostra o momento em que o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT) foi agredido durante um assalto ao veículo de transporte seletivo (veja acima). O crime aconteceu na manhã desta sexta-feira (18) na Avenida Farrapos, perto do cruzamento com a Rua Santo Antônio. Olívio teve a carteira roubada e levou uma coronhada na cabeça.
(Foto: Daniel Favero/G1)
Olívio estava em uma lotação da linha Hospital Conceição. As imagens divulgadas pelo RBS Notícias mostram a dupla abordando o motorista e, pouco depois, tentando roubar a carteira de Olívio e o agredindo. Na sequência, a dupla desce, e o político leva as mãos à cabeça. Os assaltantes já estavam a bordo do veículo quando o ex-governador subiu na linha Hospital Conceição, na Avenida Farrapos, Zona Norte da capital gaúcha, no sentido bairro-Centro.
Entre os passageiros, somente o ex-governador foi roubado e agredido. "Sentei no banco da frente, e estava me preparando para descer, pegando minha carteirinha, quando esses dois jovens que já estavam na lotação foram descer e o motorista falou que eles não tinham pago. Quando viram minha carteirinha, tentaram tomar, segurei um pouco e me deram a bordoada", contou Dutra, que ressaltou ainda que já foi assaltado "sete ou oito vezes".
Ferido, Olívio foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) da capital, mas passa bem. Os assaltantes fugiram. A Brigada Militar prendeu um suspeito, e a Polícia Civil vai investigar o caso. "Tivemos acesso a este vídeo, e vamos analisá-lo. Estamos buscando informações e ouvindo testemunhas", disse o delegado Wilton Müller, responsável pelo caso.
Olívio se manifestou por meio do Facebook. "Caros amigos e amigas, agradeço as manifestações de atenção e carinho, e foram muitas. Já estou bem e me recuperando em casa. E já aviso que não vou mudar meu hábito de usar o transporte coletivo de nossa cidade", escreveu na rede.
Olívio Dutra foi prefeito de Porto Alegre de 1989 a 1993 e governador do Rio Grande do Sul de 1999 a 2003. Também foi ministro das Cidades de 2003 a 2005, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.