Os 1,2 mil selecionados para atuar como voluntários na Copa do Mundo em Porto Alegre, em junho e julho deste ano, passaram por mais uma etapa de treinamento neste sábado (3). Desta vez o foco foi primeiros socorros e segurança. O grupo faz parte do Programa Brasil Voluntário e se reunirá também neste domingo (4) no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O treinamento realizado pelo Corpo de Bombeiros durante todo o dia explica o emprego operacional de equipes de resposta a emergências durante ações de segurança. Em Porto Alegre, serão 859 voluntários que atenderão os visitantes que virão à capital. Os demais 341, também passarão por treinamento, mas ficam como time reserva.
“Nós precisamos de voluntários que saibam se portar com calma e preparo em situações de emergência e, por isso, este módulo de preparação é tão importante”, destaca o secretário da Juventude do município, Luizinho Martins.
O treinamento presencial segue até o final de maio, em quatro módulos, sempre aos finais de semana. A primeira etapa trabalhou com questões relacionadas ao turismo. Nos últimos dois encontros, o foco investiu na mobilidade, no entorno do estádio e na integração. Terminada essa etapa, será feita a seleção final, que convocará os voluntários para atuar no Mundial.
Os voluntários atuarão em 15 pontos da cidade, como o Aeroporto Internacional Salgado Filho e a Estação Rodoviária, onde haverá equipes 24 horas por dia. Além disso, estarão presentes no entorno do Estádio Beira-Rio, Mercado Público, Usina do Gasômetro, FanFest, Praça da Alfândega, Centro Aberto de Mídia, Parque Farroupilha (Redenção), Praça da Matriz, shoppings Praia de Belas e Barra Shopping, Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), Parque Moinhos de Vento (Parcão), Cidade Baixa e estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).