Parte das 25 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) doadas ao estado pelo Ministério da Saúde, para atender os 15 municípios de Roraima, foram entregues aos prefeitos e secretários municipais de saúde nesta sexta-feira (5), durante solenidade realizada no Palácio do Governo.
Somente os municípios - Rorainópolis, Caroebe, Boa Vista, Cantá, Bonfim, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Pacaraima, Amajarí e Alto Alegre - que possuem a Portaria que habilita o funcionamento da base descentralizada do Samu recebem as unidades móveis nesse primeiro momento.
A entrega das novas ambulâncias faz parte da organização da Rede de Urgência e Emergência em Roraima. Antes disso, o estado teve que assumir a Central Estadual de Regulação Médica, descentralizar os serviços e capacitar os profissionais para atuarem nas bases habilitadas pelo Ministério da Saúde. São 12 profissionais em cada município, composto por técnicos de enfermagem e condutores.
(Foto: Vanessa Lima/G1 RR)
Dentre as ambulâncias destinadas ao estado, duas são de suporte avançado e serão entregues à Central Estadual de Regulação que funciona em Boa Vista para remoções, inclusive, no interior de Roraima.
Atualmente a unidade reguladora conta apenas com uma ambulância de atendimento básico. As UTIs são equipadas, dentre outros, com desfibriladores e monitores cardíacos. As duas equipes são formadas por médicos, enfermeiros e condutores.
"Todos os municípios foram contemplados com ambulâncias, sendo que alguns, pela peculiaridade regional, serão atendidos com ambulâncias traçadas 4x4 e ambulâncias de simples remoção. O estado nos últimos três anos já tinha feito a entrega de 16 ambulâncias para a rede do Samu", destaca o secretário de Saúde, Alexandre Salomão.
A prefeita do município de Bonfim, Lisete Spies, comemorou a destinação de uma ambulância convencional do Samu para a localidade. Segundo ela, a única unidade disponível estava sem funcionar desde novembro devido a problemas mecânicos. O veículo foi restaurado e também será entregue para atender a população.
"O município tinha apenas uma pick-up para fazer a remoção dos pacientes. Estávamos com dificuldades para atender as pessoas, mas com essa nova ambulância e com a outra voltando a funcionar teremos condições de dar um suporte adequado aos pacientes", destaca.
Funcionamento do resgate
Ao ligar gratuitamente para o 192 do Samu, um médico regulador é quem atende a chamada, identifica o tipo de problema que o paciente apresenta e destina uma ambulância avançada (UTI móvel) ou um veículo de simples remoção para fazer o atendimento.
Na Central Estadual de Regulação Médica, que funciona 24h, é verificada a viatura mais próxima para fazer o deslocamento. "Com isso, vamos diminuir a resposta no atendimento e melhorar essa assistência à nossa população", informa o secretário de Saúde.
Cronograma de entrega
Rorainópolis e Caroebe foram os primeiros municípios a receberem as ambulâncias. Cada um foi contemplado com duas ambulâncias, sendo uma convencional e outra traçada 4x4.
Nesta sexta-feira seis ambulâncias foram entregues, duas unidades traçadas destinadas ao município de Boa Vista e outras duas ambulâncias de suporte avançado para a Central Estadual de Regulação. Uma ambulância convencional e outra com tração 4x4 também serão entregues neste dia 5 no Cantá, além de uma unidade convencional ao município de Bonfim.
No sábado (6) três ambulâncias serão enviadas aos municípios de Mucajaí, Iracema e Caracaraí. Cada localidade será beneficiada com um veículo convencional. No domingo (7), duas ambulâncias convencionais seguem para Pacaraima e Amajari. A entrega de uma ambulância convencional e uma traçada ao município de Alto Alegre está prevista para segunda-feira (8).