Quatro cadeiras foram entregues nessa terça-feira, 17, e outras 35 serão entregues até o final da semana. — Foto: Semuc.
A Prefeitura de Boa Vista deu mais um passo na promoção de inclusão e qualidade de vida das crianças com deficiência assistidas pelo município. Por meio do programa “Viver Sem Limites”, foram entregues nesta terça-feira, 17, cadeiras de rodas para quatro crianças que fazem acompanhamento no Centro de Prevenção de Câncer de Colo e Mama (CPCOM). As outras 35 cadeiras serão entregues até o final da semana.
Isabelly, de 6 anos, foi uma das crianças que recebeu sua cadeira personalizada. Isso porque cada cadeira é feita sob medida para a criança que vai receber, a partir de suas medidas e necessidades individuais. A mãe da menina, a autônoma Daniella Pereira dos Santos, realizou o sonho de ver a filha na sua própria cadeira
Isabelly usava uma cadeira doada e agora ganhou uma feita especialmente para ela. — Foto: Semuc.
“A gente fica aliviada e muito feliz porque isso vai mudar a vida dela e a nossa também, né. Ela tem uma cadeira em casa que foi doada, mas essa é diferente. É dela. Foi feita para ela. É apropriada para a coluna e para o desenvolvimento corporal, porque ela não para de crescer. E estou muito feliz que ela gostou”, contou Daniella.
Segundo o secretário de Saúde, Renato Maciel, a entrega das cadeiras representa o compromisso da prefeitura em melhorar a vida dessas crianças e de suas famílias, trazendo mais acessibilidade e oportunidade para o desenvolvimento de cada uma delas. “O sentimento é de gratidão por possibilitar mais autonomia e respeito a essas crianças, que são e sempre serão prioridades no município”, disse.
Secretário municipal de Saúde, Renato Maciel, e Darliane Corcino, mãe de um dos beneficiados. — Foto: Semuc.
+ acessibilidade e inclusão na Capital da Primeira Infância
O programa Viver sem Limites, do Governo Federal, foi implementado em Boa Vista pela prefeitura ainda em 2023, ano de seu lançamento, para melhorar o desempenho e proporcionar qualidade de vida das crianças com deficiência.
Para a dona de casa Darliane Corcino, mãe do Matheus, de 7 anos, a entrega desta terça-feira foi um presente antecipado de Natal. Ela, que chegou com o filho no colo e saiu com ele em sua própria cadeira. O menino nasceu prematuro e, aos 6 meses, a família recebeu o diagnóstico de paralisia cerebral
Matheus, filho de Darliane Corcino, feliz com a atenção especial da prefeitura. — Foto: Semuc.
“Estou muito feliz de ver ele sentadinho e sorrindo assim. Matheus é um menino bonito, inteligente, que vai para a escola e se desenvolve diariamente. Essa cadeira foi muito esperada e agora ela vai ajudar e muito na mobilidade, para levarmos ele aos lugares com mais facilidade e conforto, acima de tudo”, comentou.
Vale ressaltar que no ano passado, também por meio do programa, o município entregou 55 aparelhos auditivos a pacientes que faziam acompanhamento com otorrinolaringologista no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).