BOA VISTA: A CAPITAL MODELO DA AMAZÔNIA

Por Prefeitura de Boa Vista


Quatro cadeiras foram entregues nessa terça-feira, 17, e outras 35 serão entregues até o final da semana. — Foto: Semuc.

A Prefeitura de Boa Vista deu mais um passo na promoção de inclusão e qualidade de vida das crianças com deficiência assistidas pelo município. Por meio do programa “Viver Sem Limites”, foram entregues nesta terça-feira, 17, cadeiras de rodas para quatro crianças que fazem acompanhamento no Centro de Prevenção de Câncer de Colo e Mama (CPCOM). As outras 35 cadeiras serão entregues até o final da semana.

Isabelly, de 6 anos, foi uma das crianças que recebeu sua cadeira personalizada. Isso porque cada cadeira é feita sob medida para a criança que vai receber, a partir de suas medidas e necessidades individuais. A mãe da menina, a autônoma Daniella Pereira dos Santos, realizou o sonho de ver a filha na sua própria cadeira

Isabelly usava uma cadeira doada e agora ganhou uma feita especialmente para ela. — Foto: Semuc.

“A gente fica aliviada e muito feliz porque isso vai mudar a vida dela e a nossa também, né. Ela tem uma cadeira em casa que foi doada, mas essa é diferente. É dela. Foi feita para ela. É apropriada para a coluna e para o desenvolvimento corporal, porque ela não para de crescer. E estou muito feliz que ela gostou”, contou Daniella.

Segundo o secretário de Saúde, Renato Maciel, a entrega das cadeiras representa o compromisso da prefeitura em melhorar a vida dessas crianças e de suas famílias, trazendo mais acessibilidade e oportunidade para o desenvolvimento de cada uma delas. “O sentimento é de gratidão por possibilitar mais autonomia e respeito a essas crianças, que são e sempre serão prioridades no município”, disse.

Secretário municipal de Saúde, Renato Maciel, e Darliane Corcino, mãe de um dos beneficiados. — Foto: Semuc.

+ acessibilidade e inclusão na Capital da Primeira Infância

O programa Viver sem Limites, do Governo Federal, foi implementado em Boa Vista pela prefeitura ainda em 2023, ano de seu lançamento, para melhorar o desempenho e proporcionar qualidade de vida das crianças com deficiência.

Para a dona de casa Darliane Corcino, mãe do Matheus, de 7 anos, a entrega desta terça-feira foi um presente antecipado de Natal. Ela, que chegou com o filho no colo e saiu com ele em sua própria cadeira. O menino nasceu prematuro e, aos 6 meses, a família recebeu o diagnóstico de paralisia cerebral

Matheus, filho de Darliane Corcino, feliz com a atenção especial da prefeitura. — Foto: Semuc.

“Estou muito feliz de ver ele sentadinho e sorrindo assim. Matheus é um menino bonito, inteligente, que vai para a escola e se desenvolve diariamente. Essa cadeira foi muito esperada e agora ela vai ajudar e muito na mobilidade, para levarmos ele aos lugares com mais facilidade e conforto, acima de tudo”, comentou.

Vale ressaltar que no ano passado, também por meio do programa, o município entregou 55 aparelhos auditivos a pacientes que faziam acompanhamento com otorrinolaringologista no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

Prefeitura de Boa Vista

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!