Comunicado do concurso cancelado — Foto: Reprodução Redes Sociais
O Concurso Público para a Prefeitura de Rolim de Moura (RO), agendado para o período da tarde, foi cancelado neste domingo (15) após denúncias de suposta fraude nas provas aplicadas no período da manhã.
De acordo com as ocorrências, os candidatos relataram atraso no horário de início do exame, provas insuficientes em algumas salas, número de questões que não correspondia ao gabarito e falta de organização dos fiscais de prova.
Geovane Camilo, um dos candidatos que fez o exame pela manhã, afirmou à Rede Amazônica que, quando ele e outros candidatos apontaram o erro para os fiscais, foram orientados a anotar no verso da prova, à mão, as questões que faltavam no gabarito.
“Minha sala se recusou a fazer a prova. Foi lamentável o que vivemos, percebi que toda a equipe estava totalmente despreparada”, disse o candidato.
Segundo o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibande), que é a banca organizadora, não houve fraude nas avaliações e que as ocorrências se limitaram às provas para os cargos do Concurso Público da Prefeitura de Rolim de Moura e que não houve qualquer impacto nas provas das outras instituições envolvidas no concurso.
Diante das denúncias, a Prefeitura de Rolim de Moura informou em nota o cancelamento das provas e que irá apurar o caso para tomar as providências cabíveis.
Veja a nota da banca organizadora:
*o IBADE informa que está atuando, em conjunto com a Prefeitura de Rolim de Moura, para investigar as causas das ocorrências e definir as providências necessárias. Medidas que assegurem a igualdade de condições a todos os candidatos serão tomadas, incluindo, se necessário, a reaplicação das provas para os cargos prejudicados.
O IBADE reforça o compromisso com a transparência e a legalidade no andamento deste concurso público, garantindo que nenhum candidato seja prejudicado. As atualizações sobre este processo serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais do IBADE.*
LEIA TAMBÉM: