O IME está localidado na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, junto ao bondinho do Pão de Açúcar — Foto: Divulgação
O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou nesta quinta-feira (18) o edital para concurso de admissão aos cursos de formação e graduação de oficiais da ativa do quadro de engenheiros militares. Ao todo, são 80 vagas disponíveis para a formação de engenheiros que pretendem seguir carreira militar. Desse total, 16 vagas serão reservadas para candidatos negros.
As inscrições ficarão abertas entre os dias 31 de maio e 10 de julho, pelo site www.ime.eb.br. As taxas de participação custam R$ 140. O edital completo pode ser visualizado clicando aqui.
O Curso de Formação e Graduação da Ativa (CFG) é realizado na sede do IME, na Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e tem duração de cinco anos. O CFG compreende a graduação em uma das especialidades de Engenharia (veja mais abaixo) e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) ou da reserva do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE).
Principais requisitos:
- Ser brasileiro(a) nato(a), ter concluído ou estar cursando a última série do Ensino Médio e idade compreendida entre:
Oficial da ativa:
- Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME; e ter no máximo, 22 (vinte e dois) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.
Oficial da reserva:
- Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade, completados no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME); e ter no máximo, 21 (vinte e um) anos de idade, completados no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).
Durante os anos de formação, os alunos aprovados no concurso terão um soldo (salário) inicial de R$1.334, uniforme, alimentação e alojamento, além de assistência médica, dentária e psicológica.
Especialidades de engenharia oferecidas:
- Fortificação e Construção (Engenharia Civil);
- Eletrônica;
- Comunicações;
- Elétrica;
- Mecânica e de Armamento;
- Mecânica e de Automóveis;
- Materiais;
- Química;
- Cartográfica;
- e Computação.
É importante lembrar que a escolha da especialidade de engenharia será realizada ao final do ciclo básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e de acordo com o número de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.
Os interessados podem obter mais informações com a comissão organizadora do processo seletivo pelos telefones (21) 2546-7007 e 2546-7132, além do e-mail [email protected].