Por Marina Araújo, RJ1


Colombiano pede noiva em casamento aos pés do Cristo Redentor

Colombiano pede noiva em casamento aos pés do Cristo Redentor

Teve até pedido de casamento no dia em que o Cristo Redentor completou 90 anos, nesta terça-feira (12). Quem subiu o Corcovado nesta manhã para dar parabéns ao monumento encontrou o Santuário entre muitas nuvens, mas não faltou emoção.

Que o diga a enfermeira Candy Velasquez, que veio com o namorado, o administrador de empresas Habacuc Dickson, da Colômbia para visitar o Rio. Aos pés do Redentor, Habacuc pediu Candy em casamento. Ela jura que não esperava.

“Muy emotivo!”, disse o noivo. “Estou muito feliz!”, retrucou a noiva.

A enfermeira Candy Velasquez foi pedida em casamento no aniversário do Cristo — Foto: Reprodução/TV Globo

Habacuc se ajoelha perante Candy — Foto: Reprodução/TV Globo

Já a professora aposentada Claci Mazetto veio de Santa Catarina comemorar 40 anos de casada.

“Era um sonho vir conhecer, a gente sempre assistia na televisão”, contou.

O holandês Jan Voius também realizou um sonho. O pai dele, que morreu quando Jan ainda era criança, nasceu em 12 de outubro de 1931, exatamente quando o Cristo foi inaugurado.

“Eu fiz uma viagem de Amsterdã para aqui porque meu pai nasceu exatamente há 90 anos, na inauguração... Cidade maravilhosa!”, elogiou.

Festa mudou de lugar

A chuva e o frio da manhã desta terça mudaram a festa de lugar. Em vez do alto do Corcovado, o aniversário foi celebrado na Catedral Metropolitana, no Centro.

A primeira missa do dia começou às 7h30. O prefeito Eduardo Paes e o governador Claudio Castro vieram para a celebração. Militares do Exército e a banda da Marinha também participaram da cerimônia.

O arcebispo do Rio, o cardeal Dom Orani Tempesta, falou sobre a importância e os significados do Cristo Redentor para todo mundo.

“É um monumento que mostra um pouco a unidade do povo brasileiro. Porque recobrindo a estátua, nós temos a pedra-sabão, milhares de pedrinhas com os nomes das pessoas por trás. Isso tudo recorda para nós a colaboração de tantas pessoas. A unidade de todos fez esse monumento acontecer. Com a unidade nacional, podemos fazer grandes coisas também”, disse.

Cardeal-arcebispo do Rio, Dom Orani quebra um cunho da Medalha dos 90 anos do Cristo — Foto: Reprodução/TV Globo

Dom Orani também lançou o conjunto de moedas comemorativas pelo 90º aniversário do Cristo.

A data também marca o dia de Nossa Senhora Aparecida e por isso, durante a missa, a padroeira do Brasil foi colocada no altar, envolta de flores amarelas. Outro detalhe da cerimônia foi a presença de uma réplica do coração do Cristo Redentor no altar.

Uma réplica do coração do Cristo Redentor foi colocada no altar da missa em comemoração aos 90 anos — Foto: Reprodução Globo News

Para a aposentada Antônia Vidal, foi emocionante poder participar da missa de aniversário do Cristo, nesta terça-feira.

"Há muito tempo a gente nem saia de casa para uma movimentação maior. É emocionante. É o nosso protetor, o nosso criador. Eu acho maravilhoso", disse a aposentada.

Serviços na Catedral

Ao final da missa, Dom Orani saiu em cortejo abençoando a festa solidária no estacionamento da Catedral.

Várias tendas foram montadas para oferecer serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade, como doação de sangue e emissão de documentos.

A feira vai até sábado (16).

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!