Colombiano pede noiva em casamento aos pés do Cristo Redentor
Teve até pedido de casamento no dia em que o Cristo Redentor completou 90 anos, nesta terça-feira (12). Quem subiu o Corcovado nesta manhã para dar parabéns ao monumento encontrou o Santuário entre muitas nuvens, mas não faltou emoção.
Que o diga a enfermeira Candy Velasquez, que veio com o namorado, o administrador de empresas Habacuc Dickson, da Colômbia para visitar o Rio. Aos pés do Redentor, Habacuc pediu Candy em casamento. Ela jura que não esperava.
“Muy emotivo!”, disse o noivo. “Estou muito feliz!”, retrucou a noiva.
A enfermeira Candy Velasquez foi pedida em casamento no aniversário do Cristo — Foto: Reprodução/TV Globo
Habacuc se ajoelha perante Candy — Foto: Reprodução/TV Globo
Já a professora aposentada Claci Mazetto veio de Santa Catarina comemorar 40 anos de casada.
“Era um sonho vir conhecer, a gente sempre assistia na televisão”, contou.
O holandês Jan Voius também realizou um sonho. O pai dele, que morreu quando Jan ainda era criança, nasceu em 12 de outubro de 1931, exatamente quando o Cristo foi inaugurado.
“Eu fiz uma viagem de Amsterdã para aqui porque meu pai nasceu exatamente há 90 anos, na inauguração... Cidade maravilhosa!”, elogiou.
Festa mudou de lugar
A chuva e o frio da manhã desta terça mudaram a festa de lugar. Em vez do alto do Corcovado, o aniversário foi celebrado na Catedral Metropolitana, no Centro.
A primeira missa do dia começou às 7h30. O prefeito Eduardo Paes e o governador Claudio Castro vieram para a celebração. Militares do Exército e a banda da Marinha também participaram da cerimônia.
O arcebispo do Rio, o cardeal Dom Orani Tempesta, falou sobre a importância e os significados do Cristo Redentor para todo mundo.
“É um monumento que mostra um pouco a unidade do povo brasileiro. Porque recobrindo a estátua, nós temos a pedra-sabão, milhares de pedrinhas com os nomes das pessoas por trás. Isso tudo recorda para nós a colaboração de tantas pessoas. A unidade de todos fez esse monumento acontecer. Com a unidade nacional, podemos fazer grandes coisas também”, disse.
Cardeal-arcebispo do Rio, Dom Orani quebra um cunho da Medalha dos 90 anos do Cristo — Foto: Reprodução/TV Globo
Dom Orani também lançou o conjunto de moedas comemorativas pelo 90º aniversário do Cristo.
A data também marca o dia de Nossa Senhora Aparecida e por isso, durante a missa, a padroeira do Brasil foi colocada no altar, envolta de flores amarelas. Outro detalhe da cerimônia foi a presença de uma réplica do coração do Cristo Redentor no altar.
Uma réplica do coração do Cristo Redentor foi colocada no altar da missa em comemoração aos 90 anos — Foto: Reprodução Globo News
Para a aposentada Antônia Vidal, foi emocionante poder participar da missa de aniversário do Cristo, nesta terça-feira.
"Há muito tempo a gente nem saia de casa para uma movimentação maior. É emocionante. É o nosso protetor, o nosso criador. Eu acho maravilhoso", disse a aposentada.
Serviços na Catedral
Ao final da missa, Dom Orani saiu em cortejo abençoando a festa solidária no estacionamento da Catedral.
Várias tendas foram montadas para oferecer serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade, como doação de sangue e emissão de documentos.
A feira vai até sábado (16).