16/12/2015 22h40 - Atualizado em 16/12/2015 22h40

São Pedro da Aldeia, RJ, recolhe mais de 13 mil pneus inutilizados

Parceria entre Prefeitura e associação retira pneus das ruas e borracharias.
Descarte feito de forma correta reduz a proliferação do Aedes aegypti.

Do G1 Região dos Lagos

Uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, e a Reciclanip, uma associação que representa os fabricantes de pneus no Brasil, deu destino correto para mais de 13 mil pneus recolhidos das ruas e borracharias da cidade. O objetivo do projeto “Pneu zero é pneu legal” é reduzir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, além de preservar o meio ambiente.

O trabalho é realizado desde 2013, mas, este ano, a parceria com a associação permitiu a continuidade da coleta sem custos para os cofres públicos do município.

Segundo a coordenadora do projeto, Carolina Dominschek, a iniciativa está funcionando muito bem e, dependendo do mês, são feitos dois ou três recolhimentos.

"Infelizmente ainda recolhemos pneus em terrenos baldios, mas em menor quantidade, pelo menos.  Já é um avanço, mas há ainda quem descarte pneus em locais inapropriados, sem se importar com o meio ambiente, a saúde do próximo e a própria saúde", afirmou.

Toda matéria-prima vai para usinas de reciclagem na Zona Norte do Rio de Janeiro e interior de São Paulo. Moradores podem colaborar com o projeto entregando pneus na Secretaria de Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia. O endereço é Rua Leci Pereira de Souza, 08, bairro Balneário das Conchas.