Gados mortos após queda de raio sendo enterrados em fazenda de São Francisco de Itabapoana — Foto: Defesa Civil
A queda de um raio matou dez cabeças de gado na madrugada desta terça-feira (3) em uma propriedade rural de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.
A Defesa Civil vistoriou a fazenda na localidade de Volta Redonda, próxima à região central da cidade, durante a manhã, confirmando que foi um raio que provocou as mortes.
Uma vala foi aberta na propriedade para enterrar os animais. Apenas um bezerro sobreviveu. Nenhuma pessoa se feriu na ocorrência.
A prevenção de raios é uma medida importante a ser seguida em temporais, a Defesa Civil informou que o raio representa graves riscos para as pessoas, principalmente aquelas surpreendidas debaixo de árvores ou em áreas descampadas, ou ainda, que estejam trabalhando próximo a estruturas metálicas.
O raio é uma descarga elétrica que ocorre entre a nuvem carregada de eletricidade e a terra, mais precisamente entre a nuvem e o ponto mais próximo que esteja na terra.
Na ausência de para-raios, a descarga poderá ocorrer sobre árvores isoladas, postes, mourões de cerca, por exemplo, principalmente nas áreas rurais.