As chuvas que têm caído em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, ainda não foram suficientes para melhorar o nível do Rio Paraíba do Sul, que ainda sofre após o período de seca. Desde o último domingo (15) até esta quarta-feira (18) choveu cerca de 55mm no município. O nível do rio subiu apenas cinco centímetros e chegou a 5,05m. O ideial para esta época do ano seria 5,80, segundo a Defesa Civil.
A Defesa Civil informou que mesmo que a chuva se prolongue até o fim de semana, não devem haver alterações significantes.
“Essas chuvas amenizam outras áreas, mas quanto ao nível do Rio Paraíba, não altera. A gente se preocupa, sim, porque ainda está um déficit muito grande”, afirmou Rubens Gomes, assessor especial de prevenção da Defesa Civil.
Rubens ressaltou que para o nível do rio subir satisfatoriamente, é necessário que chova nas cabeceiras, situadas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a Defesa Civil, com essa chuva, o rio sobe no máximo de 5 a 10 cm, mas logo volta a baixar, principalmente por conta do forte calor.
De acordo com o Comitê do Baixo Paraíba, o volume de água por segundo que passa pelo município é um dos mais baixos em períodos de estiagem.
"Somos extremamente depentes da vazão do Rio Paraíba do Sul. Hoje está passando por aqui 150 metros cúbicos por segundo, o normal seria até três vezes esse valor, na seca, vamos dizer assim. No tempo de cheia esse valor é muito maior ainda”, ressaltou João Siqueira, diretor do Comitê.
Mesmo que o município não esteja passando por racionamento, a Defesa Civil aconselha as pessoas a continuarem economizando água.