O teatro de bonecos será contado de forma diferente nesta quarta (21) e quinta-feira (22) em duas escolas de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O projeto BuZum consiste em um espetáculo de contação de histórias dentro de um ônibus, que fica estacionado em frente a diversas instituições públicas para contar a história dos meios de transporte denominado “Máquinas”.
No espetáculo, os bonecos contam uma história de amor que atravessa os tempos. Para agradar a sua amada, o protagonista cria diversos meios de transporte para chegar à Lua e ganhar o seu tão desejado beijo de amor. Os personagens fazem uma viagem no tempo, atravessando desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, até a invenção da roda.
O projeto foi adaptado em um ônibus, que se transforma em sala de teatro, e é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014.
transforma em sala de teatro
(Foto: Divulgação/ Buriti Comunicação)
O “Máquinas” tem como objetivo ensinar as crianças sobre a evolução dos meios de transporte de uma forma lúdica e criativa conta com trilha sonora original assinada por César Maluf. O espetáculo foi criado por Beto Andreetta e Mari Gutierrez com direção de Wanderley Piras.
Através do espetáculo, o projeto criou o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. ‘São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática’, conta Mariane.
BuZum!
A companhia de teatro itinerante completa cinco anos em 2015 com cerca de 6 mil apresentações para 300 mil espectadores de 900 escolas públicas, em 250 cidades. O projeto tem a vocação de levar teatro num ônibus adaptado para escolas públicas, e já circulou nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo.
Serviço:
21 de outubro (quarta-feira)
E. M. Manoel Coelho
Rodovia Raul Souto Maior, s/nº - Ponto da Cruz
Horários das sessões: 9h, 9h50, 10h40, 13h30, 14h20, 15h10
22 de outubro (quinta-feira)
E. M. Mário Barroso
Rua da Farmácia, 202 - Ururaí
Horários das sessões: 9h, 9h50, 10h40, 13h30, 14h20, 15h10