30/04/2014 15h05 - Atualizado em 30/04/2014 15h05

Suspeitos de envolvimento em tiroteio em Niterói são identificados

Polícia Civil identificou 10 envolvidos, entre eles, o 'Menor P'.
Quatro homens ainda estão sendo procurados.

Do G1 Rio

Os suspeitos de serem autores da troca de tiros que aconteceu no Morro do Estado, em Niterói, na quarta-feira passada (23), foram identificados pela 76ª DP (Niterói). Entre eles, está Marcelo dos Santos das Dores, o ‘Menor P’, e outros nove suspeitos.

As investigações apontaram que Menor P e Wallace de Araújo Alves, o ”Anão", ou "Lacoste" foram os mandantes do ataque.

De acordo com o delegado Gláucio da Silva Paz, logo após o confronto foi instaurado inquérito para apurar o fato. Durante as investigações, os agentes chegaram a identificação de Menor P,  Anão, Alex Sandro Guimarães, o "Leco", Edson Coimbra da Silva, o "Dinho", Fabrício Pedro da Conceição Mello e Cristiano de Campos Chagas.  Ainda segundo o delegado, outros quatro homens, também identificados, estão sendo procurados pela Polícia.

O tiroteio no Morro do Estado na quarta-feira (23)  obrigou o Plaza Shopping a fechar as portas. Pela manhã desta quinta, um grupo se reuniu na Câmara de Dirigentes Lojistas. Vestidos de preto, os ativistas fizeram uma manifestação pedindo paz. A troca de tiros na comunidade que fica próxima ao centro comercial foi registrada e publicada na internet (veja na reportagem ao lado). De acordo com investigações, o confronto aconteceu entre quadrilhas rivais.

Comércio e universidades fecharam por medo
A Polícia Militar confirmou que alguns estabelecimentos comerciais e de educação de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, fecharam as portas mais cedo na quinta-feira (24), com receio de que houvesse algum tiroteio. De acordo com o serviço reservado do 12º BPM, há uma operação policial no Morro do Estado. Até as 18h, não havia informação sobre detidos ou apreensões. A ação é permanente, para ocupação da comunidade, segundo a PM.

As universidade Federal Fluminense (UFF), Estácio de Sá e La Salle (Unilasalle) suspenderam as aulas e liberaram os alunos mais cedo.

Companhias destacadas
O aumento da violência em Niterói tem assustado moradores e autoridades. Na terça-feira (22), o secretário de Segurança José Mariano Beltrame anunciou a instalação de duas companhias destacadas da PM em Niterói, nas comunidades do Fonseca e do Cavalão. O anúncio foi feito após reunião com o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e integrantes da cúpula de segurança pública do estado.

Veículos são queimados em protesto no bairro Caramujo, em Niterói (Foto: Reprodução/TV Globo)Veículos foram queimados em protesto no dia 19,
no Caramujo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Instantes antes do encontro, houve um tiroteio na comunidade do Caramujo, onde no dia 19 um protesto teve ônibus e carros queimados. Durante todo o feriado da Semana Santa, houve confrontos e o prefeito chegou a cogitar a ajuda da Força Nacional para combater a criminalidade no município. No entanto, o governador descartou imediata intervenção federal.

O número de homicídios no município cresceu 57% no primeiro trimestre de 2014, em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). O número de roubos também aumentou 22%, na comparação entre estes dois períodos.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de