Após receber uma carta do Papa Francisco nesta sexta-feira (23) pedindo atenção especial aos moradores de Guaratiba, o prefeito Eduardo Paes esteve neste sábado (24) no bairro da Zona Oeste. Paes se encontrou com um grupo de moradores, ouviu reivindicações e prometeu melhorias que fazem parte de um pacote de obras do Bairro Maravilha, com,o mostrou o RJTV.
O programa prevê investimentos de R$ 2 bilhões em iluminação, saneamento, drenagem e asfalto. A meta da prefeitura é urbanizar toda a Zona Oeste até 2016.
Uma área de 600 mil metros quadrados, que inclui localidades como o Jardim Garrido. Os moradores dizem que esperam há anos por uma série de melhorias.
Os moradores de Guaratiba queriam ver o Papa Francisco no Campo da Fé durante a Jornada Mundial da Juventude. Mas a chuva alagou o terreno e levou embora as expectativas.
Logo após a JMJ a prefeitura chegou a anunciar que iria desapropriar o Campo da Fé para construir um bairro de casas populares. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente, um estudo de impacto ambiental já tinha sido feito para a construção de sete mil lotes. Mas para o Conselho Regional de Engenharia, o material usado para aterrar o lugar não é adequado.
A polícia e o Ministério Público investigam uma denúncia de que o terreno tenha recebido aterro clandestino. A prefeitura informou que o projeto ainda está em estudo.