Um cemitério em Arapoti, nos Campos Gerais do Paraná, é um dos poucos registros materiais da escravidão que ainda existem no estado, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O espaço abriga sepulturas de pessoas que foram escravizadas nos séculos 18 e 19 e descendentes delas.
O local fica na Fazenda Boa Vista, a cerca de 32 quilômetros do centro da cidade, e quase teve os mais de 300 anos de história apagados pela deterioração do tempo e falta de investimentos do local.
Cemitério de escravizados em Arapoti guarda resquícios da escravidão no Paraná — Foto: Arquivo pessoal
Após ser cadastrado como sítio arqueológico no Iphan, em 2018 um acordo entre os proprietários e o Ministério Público permitiu a restauração da casa grande, da capela e do cemitério.
Hoje, a Associação Quilombola Família Xavier, formada por descendentes das pessoas escravizadas no local, atuam para manter a história viva.
Cemitério de escravizados em Arapoti guarda resquícios da escravidão no Paraná — Foto: Arquivo Pessoal
Registros históricos apontam que a estrutura da fazenda foi construída por escravizados, que eram tratados com crueldade. Muitos ficaram com a cabeça achatada por carregar nela pedras de um rio até a propriedade por cerca de três quilômetros, por exemplo.
E, apesar de terem construído o cemitério, eles foram sepultados em uma área separada dos familiares dos proprietários.
Toda essa história é o tema do PodParaná sobre a trajetória e lendas do local desde a fundação, em 1730, até os dias atuais.
Participam deste episódio:
- Edilene de Fátima Prado, integrante da Associação Quilombola Família Xavier e descendente dos escravizados da Fazenda Boa Vista;
- Divair da Silva, historiador que têm livros publicados sobre a história de Arapoti e participou dos pedidos de proteção da estrutura da Fazenda Boa Vista;
- Fabiana Moro Martins, superintendente do Iphan no Paraná.
PodParaná
PodParaná: o podcast do G1 Paraná — Foto: G1
Você pode ouvir o PodParaná no g1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.
Mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias no g1 Paraná.