Pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba até 03/05/2024 — Foto: g1
Até esta sexta-feira (19), Curitiba tem 11 pré-candidatos confirmados pelos partidos. Veja o perfil de cada um deles abaixo.
São eles:
- Andrea Caldas (PSOL),
- Beto Richa (PSDB),
- Cristina Graeml (PMB),
- Eduardo Pimentel (PSD),
- Goura (PDT),
- Luciano Ducci (PSB),
- Luizão Goulart (Solidariedade),
- Maria Victoria (PP),
- Ney Leprevost (União Brasil),
- Roberto Requião (Mobiliza),
- Samuel de Mattos (PSTU).
Inicialmente, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) estava na lista de pré-candidatos, confirmado pelo partido. Em 3 de maio, entretanto, ele anunciou pelas redes sociais que não concorreria mais à prefeitura.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas e candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
Outros nomes podem surgir até lá.
Caso a eleição não se resolva no primeiro turno, marcado para 6 de outubro, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.
LEIA TAMBÉM:
- Afastado: Professor do Paraná suspeito de apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin em monitoramento de grupos extremistas
- Dia dos Povos Indígenas: entenda por que 'dia do índio' é considerado pejorativo
- Agro Riquezas: Produtores investem em raça de porcos que quase sumiu no Paraná e tentam competir no mercado de carnes
Prefeitura de Curitiba — Foto: Levy Ferreira/SMCS
Esta matéria é atualizada à medida que os pré-candidatos são confirmados.
Confira a lista, em ordem alfabética, dos pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba
Andrea Caldas (PSOL)
Andrea Caldas, pré-candidata à Prefeitura de Curitiba pelo PSOL — Foto: PSOL/Divulgação
Andrea Caldas é natural de Curitiba, professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) da área de Políticas Educacionais.
Ela começou a carreira na educação pública em 1988, no magistério municipal de Curitiba. Posteriormente, atuou na rede estadual, e, desde 1993, na UFPR.
Beto Richa (PSDB)
Deputado Beto Richa (PSDB - PR) — Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Natural de Londrina, no norte do Paraná, Beto Richa é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ele iniciou a vida pública em 1994, quando se elegeu deputado estadual. Quatro anos depois, foi reeleito.
Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Curitiba e, no primeiro ano de mandato, também exerceu as funções de secretário municipal de Obras. Em 2004, foi eleito prefeito de Curitiba, sendo reeleito.
Ele renunciou em 2010 para concorrer ao cargo de governador e saiu vitorioso. Em 2014, foi reeleito ao cargo. Atualmente, é deputado federal pelo Paraná.
Cristina Graeml (PMB)
Cristina Graeml, pré-candidata à Prefeitura de Curitiba pelo PMB — Foto: Divulgação
Curitibana, Cristina Graeml é formada em Comunicação Social pela UFPR. Ela trabalhou como repórter de televisão por 26 anos, sendo 20 deles na capital paranaense.
Atualmente é colunista e comentarista política.
Eduardo Pimentel (PSD)
Eduardo Pimentel é pré-candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PSD — Foto: SMCS
Curitibano, formado em Administração, Eduardo Pimentel é atualmente o vice-prefeito de Curitiba e acumula o cargo de Secretário de Estado das Cidades.
Ao longo da carreira, foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, diretor agrocomercial das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasas), e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná.
Já passou também pelo cargo de Secretário Municipal de Obras na Prefeitura da capital.
Goura (PDT)
Goura é pré-candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PDT — Foto: Divulgação
Curitibano, Jorge Gomes de Oliveira Brand, conhecido como Goura, é cicloativista, filósofo e professor de ioga. Em 2017 ele foi eleito vereador de Curitiba. Em 2018, se elegeu deputado estadual pelo Paraná, sendo reeleito em 2022.
Na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e apresentou pelo menos 187 Projetos de Lei, desses, 55 foram aprovados.
Esta é a segunda eleição para a Prefeitura de Curitiba que Goura concorre. Em 2020, o candidato ficou em segundo lugar na disputa, com 110.977 votos.
Luciano Ducci (PSB)
Luciano Ducci é pré-candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PSB — Foto: Divulgação
Curitibano, Luciano Ducci é médico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em pediatria.
Ducci passou a ser servidor da Secretaria Municipal de Saúde em 1987. Em 1992 assumiu a Secretaria de Saúde de Curitiba. Dez anos depois, foi eleito deputado estadual.
Entre 2004 e 2010 foi vice-prefeito de Curitiba. Em parte deste período, também foi Secretário Municipal da Saúde.
Em 2010, assumiu a prefeitura da capital paranaense depois da renúncia de Beto Richa e ficou no cargo até 2012. Naquele ano, tentou a reeleição e ficou em terceiro lugar, com 261.049 votos. Em 2014, foi eleito deputado federal.
Luizão Goulart (Solidariedade)
Luizão Goulart é pré-candidato à Prefeitura de Curitiba pelo Solidariedade — Foto: Divulgação
Luizão Goulart é natural de Jandaia do Sul, no norte do Paraná, e formado em Filosofia pela UFPR. Em 1996, venceu a disputa para uma cadeira uma Câmara dos Vereadores de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Em 2006, conquistou a primeira suplência na eleição para deputado estadual, assumindo cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná por 1 ano e 3 meses.
Em 2008, foi eleito prefeito de Pinhais. Nas eleições de 2012, foi reeleito com 94% dos votos válidos, considerado o prefeito com maior votação proporcional do Brasil.
Em 2018 foi eleito deputado federal. Em 2022 tentou a reeleição, mas perdeu.
Maria Victoria (PP)
Maria Victoria é pré-candidata à Prefeitura de Curitiba pelo PP — Foto: Divulgação
Maringaense, Maria Victoria Borghetti Barros tem 32 anos e se formou em Turismo, na Suíça. É filha do deputado federal Ricardo Barros (PP) e da ex-governadora do Paraná Cida Borghetti.
Ela foi eleita pela primeira vez como deputada estadual em 2014. Em 2018 foi reeleita e em 2022 conquistou o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Esta não é a primeira vez que Maria Victoria se candidata à Prefeitura de Curitiba. Em 2016, disputou a eleição e conquistou 52 mil votos.
Ney Leprevost (União Brasil)
Ney Leprevost é pré-candidato à Prefeitura de Curitiba pelo União Brasil — Foto: Divulgação
Curitibano, Ney Leprevost é jornalista e administrador. Em 1996 foi eleito vereador para a Câmara Municipal de Curitiba. Durante o mandato, assumiu a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná.
Em 2000 e 2004 foi reeleito como vereador. Em 2006, se candidatou à Assembleia Legislativa do Paraná e foi eleito.
Como deputado, presidiu a Comissão de Saúde da Alep. Depois, em 2010 e 2014 foi reeleito.
Roberto Requião (Mobiliza)
Roberto Requião na redação da RPC. — Foto: Giuliano Gomes/PR Press
Nascido em Curitiba, Roberto Requião é formado em Jornalismo pela PUC-PR e bacharel em Direito pela UFPR. Em 1985 foi eleito prefeito de Curitiba na primeira eleição para prefeituras após a Ditadura Militar.
Depois do mandato, foi nomeado em 1989 para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná, na qual ficou até 1990, quando saiu candidato ao governo do estado e venceu.
Em 1994, se tornou senador. No cargo, foi presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, da Comissão de Educação e Comunicação do Senado Federal.
Entre 2003 e 2010 foi, novamente, governador do estado. Ele foi considerado o primeiro governador do Paraná a conquistar três mandatos por eleição direta. Depois, renunciou ao cargo para se candidatar a um novo mandato no Senado, quando venceu.
Samuel de Mattos (PSTU)
Samuel Mattos é pré-candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PSTU — Foto: Arquivo Pessoal
Natural de Turvo, em Santa Catarina, Samuel de Mattos tem 36 anos de idade. Ele é formado em Matemática e trabalha nos Correios como carteiro há 12 anos.
Samuel se apresenta como ativista dos movimentos sociais e militante sindical. Segundo ele, foi dirigente sindical por cinco anos. No PSTU, atua desde os 19 anos de idade.
Nas últimas eleições municipais, em 2020, Samuel foi candidato a vice-prefeito de Curitiba. Em 2022 tentou uma cadeira de deputado federal, mas também não foi eleito.
Outros nomes e apoios
Alguns partidos ainda não estabeleceram os pré-candidatos. Eles têm até as convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto, para a definição.
No caso, do PT, por exemplo, há três possíveis nomes colocados para uma possível pré-candidatura: a deputada federal Carol Dartora, o deputado federal Zeca Dirceu e o advogado popular Felipe Magal. O nome será apoiado pelo PV e PCdoB, que junto com o PT compõem a federação Brasil da Esperança.
O Partido Liberal (PL) tem dois possíveis nomes para a pré-candidatura: o ex-deputado federal Paulo Martins e o deputado estadual Ricardo Arruda.
O PL estuda ainda a possibilidade de apoiar Eduardo Pimentel, do PSD, e atual vice-prefeito.
Da mesma forma, o PRTB estuda apoiar a candidatura de Pimentel.
Cidadania, Republicanos, Podemos e MDB afirmaram que não terão pré-candidatos para a prefeitura de Curitiba, porque apoiarão a candidatura de Pimentel.
Os partidos Avante, Rede Sustentabilidade, Agir e UP declararam que não terão pré-candidatos.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.