Estudantes que desejam ter direito à isenção da taxa para o processo seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR) têm até quinta-feira (15) para apresentar o pedido junto à Secretaria Acadêmica do campus onde se pretende estudar. A taxa é de R$ 35 e, para quem não vai usufruir do benefício, deve ser paga até o dia 9 de setembro.
O valor é o mesmo tanto para os estudantes que pretendem fazer cursos técnicos ou superiores. Entre os critérios para conseguir a isenção, os candidatos devem comprovar renda familiar de até um salário mínimo per capita. Além disso, também é preciso ter cursado o ensino fundamental e o médio em escolas da rede pública de ensino. As solicitações devem ser feitas por escrito.
O processo seletivo do IFPR oferece 3856 vagas, em 77 cursos técnicos e 22 superiores presenciais. As aulas ocorrem nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Coronel Vivida; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.
As inscrições do processo ficam abertas até o dia 1º de setembro e as provas estão marcadas para o dia 14 de outubro. A lista completa de cursos e outros detalhes da seleção estão disponíveis na página do IFPR.