Alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ocuparam o prédio da reitoria, em Cascavel, na noite de quarta-feira (26). Cerca de 40 estudantes de outros campi passaram a noite no local. E, Na manhã desta quinta (27), ao menos 140 funcionários foram impedidos de entrar.
Os estudantes protestam contra a reforma do ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o aumento dos gastos públicos para os próximos 20 anos, e reivindicam o repasse de mais recursos para a universidade. Eles exigem que seja convocada uma reunião do conselho universitário, formado por professores, funcionários e alunos.
No meio da manhã, depois de uma negociação entre o reitor Paulo Sérgio Wolf e os manifestantes, os funcionários puderam entrar no prédio. O objetivo é que ao menos os serviços essenciais como os trabalhos das áreas financeira, contábil e de recursos humanos sejam mantidos. Para tanto, três servidores devem ser autorizados a trabalhar.
Todos os cinco campi da universidade estão ocupados. A primeira mobilização ocorreu em Marechal Cândido Rondon, no dia 10. Em seguida foram ocupados os campi de Toledo, Foz do Iguaçu, Cascavel e Francisco Beltrão.
Quer saber mais notícias da região? Acesse o G1 Oeste e Sudoeste.