27/10/2016 11h15 - Atualizado em 27/10/2016 14h16

Alunos ocupam o prédio da reitoria da Unioeste em Cascavel, no Paraná

Estudantes protestam contra a PEC 241 e a reforma do ensino médio.
Cerca de 140 servidores foram impedidos de entrar no local nesta quarta (26).

Do G1 PR, com informações da RPC Cascavel

Alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ocuparam o prédio da reitoria, em Cascavel, na noite de quarta-feira (26). Cerca de 40 estudantes de outros campi passaram a noite no local. E, Na manhã desta quinta (27), ao menos 140 funcionários foram impedidos de entrar.

Os estudantes protestam contra a reforma do ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o aumento dos gastos públicos para os próximos 20 anos, e reivindicam o repasse de mais recursos para a universidade. Eles exigem que seja convocada uma reunião do conselho universitário, formado por professores, funcionários e alunos.

No meio da manhã, depois de uma negociação entre o reitor Paulo Sérgio Wolf e os manifestantes, os funcionários puderam entrar no prédio. O objetivo é que ao menos os serviços essenciais como os trabalhos das áreas financeira, contábil e de recursos humanos sejam mantidos. Para tanto, três servidores devem ser autorizados a trabalhar.

Todos os cinco campi da universidade estão ocupados. A primeira mobilização ocorreu em Marechal Cândido Rondon, no dia 10. Em seguida foram ocupados os campi de Toledo, Foz do Iguaçu, Cascavel e Francisco Beltrão.

Quer saber mais notícias da região? Acesse o G1 Oeste e Sudoeste.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de