12/06/2016 07h00 - Atualizado em 12/06/2016 08h18

Excesso de chuva no noroeste do PR traz prejuízo a produtores de hortaliças

Produtores ainda calculam as perdas e já atrasam novas colheitas.
Com menos produto no campo, preços tendem a subir nos supermercados.

Do G1 PR

Com o excesso de chuvas no Paraná, produtores de hortaliças estão tendo de jogar a produção no lixo. Algumas propriedades no noroeste estão com a produção totalmente comprometida.

O produtor Rubens Velascio, por exemplo, reduziu de mil para 500 pés por semana. "Com tanta água não tenho o que entregar para os mercados da região onde vendo. Vou ter hortaliça pronta só daqui duas semanas. Até lá vou ficar no prejuízo", comenta. 

Segundo o agrometeorologista Reña Araújo, as chuvas devem diminuir, mas os produtores precisam ficar atentos a outro problema. "Já tivemos geada e pela frente vem mais. Por isso, é preciso se planejar e investir em estruturas como estufas para proteger a produção", orienta.

Waldemir Moreira produz hortaliças há dez anos. Com cultivo a céu aberto, também teve recentemente uma grande queda na produção.  "Vou resistir e não vou parar de plantar", afirma. 

Ainda não há estimativas exatas da Emater em relação às perdas. Mas, com menos produto no campo, os preços nas prateleiras aumentam. "O valor está subindo e a qualidade caindo. Já estamos tendo que trazer hortaliças até de Minas Gerais", conta o gerente de mercado Tiago Carvalho. 

Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 Paraná.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de