Depois de dois dias desligada por causa da ação de, a geladeira coletiva instalada em frente à Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, voltou a funcionar nesta sexta-feira (26). O aparelho teve a fiação e a lâmpada interna arrancados e a caixa de frutas, legumes e verduras quebrada. A secretaria estuda a instalação de câmeras de monitoramento para evitar novos ataques.
O projeto da geladeira coletiva é uma inciativa de alunos do curso de saúde coletiva da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A instalação foi feita no fim de 2015 e fica protegida por uma estrutura de madeira, coberta com telhas. A ideia é que qualquer pessoa possa doar água e alimentos para que quem necessitar possa consumir.
Jovercino Martins Moreira, que depois de se separar da mulher mora na rua há dez anos, é um ‘cliente constante’. Ele conta que sempre que passa pelo local para pegar água e algum alimento disponível. Nesta manhã, logo que a geladeira voltou a funcionar, ficou com os três sanduíches depositados. “Esses dias passei e estava bem bonita, com banana, maçã e água. Sempre ajuda a gente a matar a fome”, comentou o morador de rua.