Em 20 anos, número de cursos de graduação na área de informática disponíveis pelas instituições de ensino públicas e privadas do sudoeste do Paraná subiu de um – de técnico em processamento de dados - para seis. O aumento faz parte de uma série de ações que tem tornado a região um polo de tecnologia da informação. Para quem pretende se especializar na área, as opções vão de cursos de sistemas para internet e de análise e desenvolvimento de sistemas a engenharia de software.
Além da formação de mão-de-obra especializada, a mudança também é resultado de incentivos fiscais para a instalação de empresas de tecnologia na região e de projetos que buscam estimular novos talentos, como em Pato Branco. Um programa do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e da prefeitura seleciona estudantes a partir dos 16 anos. Durante o treinamento gratuito de 400 horas e com direito a uma bolsa-auxílio, eles são avaliados e têm estágio garantido na área com maior aptidão.
Entre os cursos de graduação, o de engenharia de software oferecido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Dois Vizinhos é um dos que mais atraem estudantes de outros estados. Em todo o país, somente outras cinco instituições contam com o mesmo curso. Guilherme Guimarães deixou a cidade de Ouro Preto (MG) para fazer parte da primeira turma do curso. “É um curso bem novo no Brasil e disponível em poucas universidades ainda. Quando soube deste, nem pensei em nada. Vim na hora, nem pensei na distância”, lembra.
Por falta de trabalhadores qualificados, empresas têm buscado profissionais desta área até no exterior. “Para mudar isto, estamos fazendo uma estruturação deste ecossistema para que estes profissionais além de preencher as vagas disponíveis, devidamente capacitados, também possam transformar seu conhecimento em negócio e em empreendedorismo e criar suas próprias empresas, permanecendo na região”, comentou o diretor executivo Gilson Tedesco ao projetar que em pouco tempo mais oportunidades devem ser criadas.
Veja a lista de cursos de tecnologia disponíveis nas instituições do sudoeste:
Pato Branco
Engenharia da Computação (UTFPR)
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UTFPR e Faculdade de Pato Branco)
Bacharelado em Sistemas de Informação (Faculdade Mater Dei)
Técnico em Sistemas para Internet (Faculdade Mater Dei)
Palmas
Bacharelado em Sistemas de Informação (IFPR)
Mangueirinha
Técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Unilagos)
Dois Vizinhos
Engenharia de Software (UTFPR)
Técnico em Sistemas para Internet (Vizivale)
Bacharelado em Sistemas de Informação (Unisep)
Francisco Beltrão
Bacharelado em Sistemas da Informação (Unipar)
Licenciatura em Informática (UTFPR)
Barracão
Técnico em Sistemas para Internet (Fafi)
Clevelândia
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Fesc)