15/02/2016 15h50 - Atualizado em 15/02/2016 15h51

Vestibular da UEM já tem mais de 30% de ausentes no segundo dia

Índice é um dos maiores da história da instituição, segundo universidade.
Presidente da CVU afirma que faltas eram esperadas em razão de greve.

Do G1 PR, em Maringá

Não houve registro de problemas graves no concurso, até agora (Foto: UEM/Divulgação)Não houve registro de problemas graves no concurso, até agora (Foto: UEM/Divulgação)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) já registrou mais de 30% de candidatos ausentes no domingo (14) e nesta segunda-feira (15), os dois primeiros dias de vestibular, segundo a Comissão do Vestibular Unificado (CVU). É um dos maiores índices da história da instituição.

O número não surpreende, afirma Raquel Natali, presidente da CVU. Para ela, é preciso levar em conta que a UEM foi a última universidade do Paraná a realizar o vestibular de 2015, em razão da greve de professores, entre abril e junho de 2013.

O calendário letivo sofreu atraso de meses por culpa da paralisação. Por isso, a presidente avalia que muitos candidatos, ao se matricular em outras instituições, deixaram de prestar o vestibular da UEM.

Sem ocorrências
Raquel diz que o clima, até agora, é de tranquilidade no concurso. Não houve registro de ocorrências graves. Por ora, só registros de náuseas e vômitos, causados, segundo a presidente da CVU, por ansiedade.

Os candidatos fizeram provas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira e redação nesta segunda-feira. No domingo, foram aplicadas provas de conhecimentos gerais. O último dia do concurso, a terça-feira (16), é de conhecimentos específicos, com início às 9h e fim às 13h.

As provas estão sendo aplicadas em Maringá e outras oito cidades paranaenses: Apucarana, Cianorte, Campo Mourão, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

A lista dos aprovados em primeira chamada será publicada no dia 7 de março, às 10h, pelo site da CVU. A matrícula deverá ser efetivada entre os dias 21 e 23 de março. No dia 4 de abril, a Diretoria de Assuntos Acadêmicos publicará o Edital de vagas, em segunda chamada, na internet. As aulas começam no dia 11 de abril.

veja também