retratam, de forma indireta, problemas sociais
(Foto: Matheus Lara/Arquivo pessoal)
O escritor Matheus Lara, de 22 anos, lança o livro “Má conduta” no sábado (12), em São Mateus do Sul, na região sul do Paraná.
A publicação reúne contos que, de acordo com o autor, retratam, de forma indireta, problemas sociais. Entre eles, violência doméstica e abusos sexuais.
Em geral, “Má conduta” reúne seis contos, escritos entre 2010 e 2013. Com referências à cultura pop – de “Love me tender” a “O iluminado” – os textos têm narrativa dinâmica, com diálogos sucintos, mas que exploram aflições e contradições do ser humano.
Segundo Matheus, um dos temas mais recorrentes nos contos de “Má Conduta” é a violência contra o sexo feminino.
Com cenas agressivas e personagens hostis e vingativos, o autor afirma que pretende questionar uma sociedade com tradições patriarcais, onde mulheres são subjugadas, violadas e até mesmo mortas pelo simples fato de serem o que são.
“A intenção é falar sobre esses problemas. A narrativa ficcional é uma ferramenta oportuna para criar e representar pessoas, situações, tipos e problemas. ‘Má Conduta’ traz personagens desprezíveis, que filosofam de acordo com suas conveniências, e isso fala muito da sociedade em que vivemos”, revela.
Lançamento
O lançamento oficial de “Má Conduta” está marcado para as 14h, na Livraria Nobel, em São Mateus do Sul – cidade natal do autor. A editora deve realizar, ainda, eventos de lançamento em Curitiba, Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, e em outras cidades no início de 2016.
"Má conduta" é o segundo livro de Matheus. O romance “A flor que não é sua”, de 2012, estreia literária do escritor, foi premiado no IV Prêmio Clube de Autores da Literatura Contemporânea.