Por Marília Neves, g1


Tiê compôs "A Noite" em 2014. Dez anos depois, Gusttavo Lima colocou a regravação no topo das paradas musicais — Foto: Reprodução/Instagram

Após a entrevista de Tiê ao g1, na qual ela fala, entre outros assuntos, sobre a regravação de "A noite" feita por Gusttavo Lima, o escritório do cantor sertanejo quis se manifestar. A Balada Eventos enviou uma nota na qual afirma que o nome do cantor não estava envolvido em investigação nas datas de gravação e de lançamento da música.

A alegação do escritório foi feita após Tiê declarar que, se dependesse dela, não teria liberado para o cantor regravar a música versionada por ela, Adriano Cintra, André Whoong e Rita Wainer em 2014.

"Eu confesso que, na época em que o Gusttavo Lima foi gravar, eu não achei legal. Ele estava envolvido com um monte de coisa, pedido de prisão, fugindo para Miami, na mesma semana... Falei: 'Putz, gente, eu não teria liberado'. Mas eu não tenho voz", disse Tiê.

Segundo o documento enviado pela Balada Eventos, "Gusttavo Lima gravou a versão de 'A Noite' em 11/06/2024, na sede de seu escritório (em Goiânia, GO) e lançou o single em todas as plataformas digitais e no YouTube no dia 07/08/2024".

"As investigações envolvendo o nome do cantor surgiram no decorrer do mês de setembro/2024, cerca de um mês após o lançamento da versão. Ou seja, tanto na data de gravação, quanto na data de lançamento, o nome do cantor não estava envolvido em nenhuma investigação, como apontado por Tiê em entrevista recente", seguiu o comunicado.

O texto ainda cita que a afirmação da cantora "é falsa", pois "conforme já esclarecido e amplamente noticiado pela imprensa, o cantor recebeu um pedido de prisão no dia 23/09/2024 que foi revogado em menos de 24 horas. Na data em questão, ele já estava nos Estados Unidos, onde tem residência fixa. Nos últimos dois anos, o cantor passa boa parte do ano por lá, focado nos projetos da sua carreira internacional."

Em outro trecho da nota, o escritório de Gusttavo cita que "a liberação da regravação não dependia apenas de Tiê". Porém, a própria cantora já havia afirmado ao g1 que ela não é responsável pela liberação da música. "Quem decide é o italiano que fez a canção", explicou a artista.

Além de falar sobre a regravações de Gusttavo Lima, Tiê contou a trajetória de "A noite", explicou a história da música em português e declarou não receber nenhum valor pelos direitos autorais da versão, ficando tudo para o compositor de "La Notte", Giuseppe Anastasi. Leia entrevista completa.

Leia, na íntegra, comunicado enviado pelo escritório de Gusttavo Lima:

Pop italiano, MPB e hit de Gusttavo Lima: Relembre as versões de "A noite"

Pop italiano, MPB e hit de Gusttavo Lima: Relembre as versões de "A noite"

"Nota de esclarecimento Gusttavo Lima x Música A Noite x cantora Tiê

A balada Eventos, escritório que representa o cantor Gusttavo Lima, vem esclarecer ao público as declarações recentes da cantora e compositora Tiê referentes a regravação feita pelo artista da música “A Noite”:

- Gusttavo Lima gravou a versão de “A Noite” em 11/06/2024, na sede de seu escritório (em Goiânia, GO) e lançou o single em todas as plataformas digitais e no YouTube no dia 07/08/2024. A faixa faz parte do projeto “Embaixador Acústico”, no qual o cantor divide com os fãs suas canções preferidas em versões acústicas, mostrando sua versatilidade que vai além do segmento sertanejo.

- As investigações envolvendo o nome do cantor (que já estão sendo esclarecidas devidamente junto às autoridades comprovando a inocência do artista) surgiram no decorrer do mês de setembro/2024, cerca de um mês após o lançamento da versão. Ou seja, tanto na data de gravação, quanto na data de lançamento, o nome do cantor não estava envolvido em nenhuma investigação, como apontado por Tiê em entrevista recente.

- Também é falsa a afirmação feita pela artista que: “Quando Gusttavo Lima foi gravar, não achei legal (...) Ele estava com pedido de prisão, fugindo para Miami”. Conforme já esclarecido e amplamente noticiado pela imprensa, o cantor recebeu um pedido de prisão no dia 23/09/2024 que foi revogado em menos de 24 horas. Na data em questão, ele já estava nos Estados Unidos, onde tem residência fixa. Nos últimos dois anos, o cantor passa boa parte do ano por lá, focado nos projetos da sua carreira internacional.

- “A Noite” é uma versão brasileira da música italiana "La Notte", de autoria de Giuseppe Anastasi escrita em 2012. A versão nacional é assinada por Adriano Cintra, André Whoong, Rita Wainer, Tiê e também por Giuseppe Anastasi. A liberação da regravação não dependia apenas de Tiê.

Diante desses pontos, lamentamos as declarações imprecisas feitas por Tiê que levantaram uma polêmica desnecessária em torno da canção.

Por fim, agradecemos ao público, aos radialistas e a todos os profissionais envolvidos nessa regravação pelo sucesso que a versão têm alcançado, mais de 12 anos após seu surgimento. “A Noite”, na voz de Gusttavo Lima, está há dois meses consecutivos em primeiro lugar nas rádios do Brasil com cerca de 200.000 execuções. Destacamos ainda o fato de que a releitura de “A Noite” feita por Gusttavo Lima ocupa as primeiras colocações do Spotify Brasil e aparece também no ranking mundial da plataforma entre as músicas mais tocadas.

A divulgação do projeto “Embaixador Acústico” segue e Gusttavo Lima reitera seu compromisso com a música e seus fãs, sempre trabalhando com muita dedicação e empenho para trazer novidades e projetos diferenciados para o público que o acompanha."

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!