Blog do Mauro Ferreira

Por Mauro Ferreira

Jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, com passagens em 'O Globo' e 'Bizz'. Faz um guia para todas as tribos


O trio fluminense Os Garotin acumula vitórias em 2024, ano em que lançou single com Caetano Veloso, apresentou o primeiro álbum e entrou no circuito de festivais — Foto: Divulgação

RETROSPECTIVA 2024 – Nome incontornável em qualquer retrospectiva da música brasileira em 2024, o trio fluminense Os Garotin encerra ano vitorioso iniciado em janeiro com a edição do single Nossa resenha, gravado com Caetano Veloso.

A rigor, Anchietx (Lucas Anchieta), Cupertino (Victor Cupertino) e Leo Guima (Leonardo Guimarães) já se apresentavam como trio em 2023, seguindo dica da empresária Paula Lavigne, mas foi neste ano de 2024 que o grupo ganhou projeção nacional e se tornou a revelação da música brasileira em posto dividido com a cantora baiana Melly.

O single com Caetano foi bela amostra do primeiro álbum do trio, Os Garotin de São Gonçalo (2024), lançado em maio com o frescor de som calcado em gêneros da black music norte-americana (sobretudo R&B e soul), temperados com sabor tropical e brasilidade sutil, sem clichês nacionalistas.

A boa aceitação do álbum pela crítica pôs o grupo no circuito dos festivais e rendeu várias indicações ao 25º Grammy Latino, inclusive em categoria de peso, Melhor artista revelação, que abrange artistas de toda a América Latina.

O trio perdeu nessa categoria, mas trouxe de Miami (EUA) na bagagem o troféu do Grammy Latino conquistado na categoria Melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa, dedicada a artistas brasileiros.

Em dezembro, Anchietx lançou o primeiro EP solo, Lucas, deixando claro que o disco é projeto paralelo ao trabalho com o grupo.

A carreira do trio Os Garotin ganhou impulso em 2024, mas todo esse frisson parece ser somente o começo de uma estrada que tem tudo para ser longa e sem obstáculos. A trilha seguida por Anchietx, Cupertino e Leo Guima em 2024 ainda deverá levar o trio a muitas outras conquistas no segmentado mercado de música do Brasil.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!