No segundo capítulo do Geração Selfie, o G1 ouviu alguns jovens que já estiveram na primeira edição, sobre a morte de Ayrton Senna, e convidou novos adolescentes a participarem das entrevistas. O tema da vez é o Dia das Mães.
O vídeo completo do programa você confere aqui. Conheça abaixo um pouco mais sobre os participantes do segundo capítulo:
MALU, 18 anos
Apesar da pouca idade, Maria Luiza Dias Ramos acumula histórias e nuances de sotaque de diversas partes do Brasil. Nascida na Paraíba, ela já viveu com os pais, a irmã mais velha e o irmão mais novo no Rio de Janeiro e em Belém. Desde janeiro, eles moram em São Paulo, onde ela é caloura do curso de letras. Divertida e alegre, Malu diz ter puxado da mãe a simpatia, além da ansiedade.
Segundo a mãe, Ana, a filha se destaca pelo interesse nos estudos, e as broncas só aparecem quando ela e o irmão mais novo, de 12 anos, acabam brigando.
LUIZINHO, 17 anos
Luiz Carlos de Souza Chaves, o Luizinho, é morador do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, e o filho mais novo da Dona Ana. Diarista casada com um pintor, Ana conta que o filho mais novo nasceu 13 anos após a mais velha. A vontade de ter um filho foi grande, segundo ela, e Luizinho acabou nascendo prematuro aos oito meses de gestação, pesando apenas dois quilos.
Ambos ficaram um tempo internados, mas a história teve um final feliz: segundo a mãe, Luizinho é pequeno só no apelido, além de ser um filho que não dá trabalho –menos quando desrespeita o horário combinado de voltar da balada.
PAOLA, 17 anos
Paola Fenerich Cury é uma jovem doce, simpática e que tem como herói o pai, Paulo. Foi ele quem a criou desde a infância, após a mãe morrer assassinada pelo ex-namorado, que rejeitou o término da relação. Estudante de um colégio particular na Zona Oeste de São Paulo, ela diz acreditar que tudo acontece por um motivo, e classifica sua vida como perfeita.
O pai a descreve como uma garota dedicada e batalhadora. Atualmente, ela se dedica a decidir o que pretende estudar –por enquanto, o teatro é uma das carreiras que a atrai. "Papá", como é chamada pelo pai, vive com ele, a nova mulher dele, e um meio-irmão de 22 anos, que ela considera a "pessoa mais pura do mundo".
LEONCIO, 17 anos
Leoncio de Barros Penido Perez, ou Leozinho, como ainda é chamado pela mãe, Flavia, é filho de pais separados. Desde pequeno, ele passa metade do tempo com a mãe, e a outra metade com o pai, que casou novamente e teve uma filha. O estudante, que pretende fazer faculdade de direito, diz manter uma boa relação com a mãe. Os dois costumam sempre manter um bom nível de diálogo, e ele garante que, se cumpre os combinados, ele ganha a liberdade para fazer a maioria dos programas que quer.
Atualmente, conta Leoncio, o principal motivo de discussões é o vestibular, quando a mãe sente que ele não está se esforçando o suficiente. Mas, mesmo assim, o convívio entre os dois continua sendo pacífico e amistoso.
OTHILIA, 17 anos
Othilia Cristina Balades de Oliveira já quis ser veterinária, mas agora está em dúvida sobre que carreira seguir. A jovem tímida vive com sua mãe, Márcia, e com a companheira dela na Zona Oeste de São Paulo. Seus pais se separaram quando ela era criança, e hoje o pai dela vive com sua segunda mulher e a meia-irmã de Othilia, de 4 anos. Ela é inteligente e boa escritora, segundo Márcia.
Othilia descreve a mãe como diferente, já que elas costumam conversar juntas sobre política, e como uma pessoa justa que luta pelo que quer. A jovem diz que herdou dela o senso de justiça, e também o gosto musical, que inclui Nirvana e Rolling Stones.
JOÃO, 18 anos
João Pedro Carvalho Motta leva uma vida um pouco diferente da de outros jovens de sua idade. Emancipado desde os 16 anos, o adolescente de Governador Valadares (MG) vive sozinho em São Paulo e toma conta da própria startup. Ele começou a ganhar dinheiro com trabalhos de programação quando tinha apenas 13 anos de idade, trabalhando na casa em que vivia com a irmã mais velha e a mãe –os pais se separaram quando ele era pequeno.
Atualmente, a mãe do jovem, Luciane, alterna períodos em São Paulo e em Minas para ficar próxima dos dois filhos. A professora aposentada também atua como pastora e, segundo João, desde que ele passou a morar longe da mãe, percebeu o quão valiosa ela é. Hoje, ele a considera sua amiga e conselheira.
LARISSA, 16 anos
A jovem vestibulanda Larissa Faria vive uma vida tranquila em casa, com a mãe, Nilza, e o padrasto. Ela tem uma irmã 12 anos mais velha, mas é para a mãe que ela liga sempre que precisa contar alguma boa notícia. Dona Nilza diz que a filha sempre foi calma, educada e muito comunicativa. Ela afirma que prefere dar liberdade à filha, mas com responsabilidade. As discussões em casa, segundo Larissa, se referem apenas a discordâncias sobre a necessidade de arrumação do quarto.
Enquanto se prepara para o vestibular de jornalismo, a estudante produz um programa em vídeo no YouTube onde mostra passeios interessantes por São Paulo.
DRICCA, 15 anos
Adrielly Navas, a Dricca, é uma popular promotora de shows de funk na Zona Leste de São Paulo. Mas quem vê a jovem extrovertida conversando com seus milhares de seguidores no Facebook nem imagina que a mãe, a manicure Júlia Adriana, acompanha a filha em quase todos os lugares. Filha do meio, Dricca perdeu o irmão mais velho há dois anos, e tem uma irmã mais nova, de 11 anos.
Ela vive com a mãe e o padrasto em uma casa onde também moram a irmã menor, os avós, uma tia com o marido e um tio. O principal motivo de briga entre as duas são as baladas. Enquanto Júlia tenta proteger a adolescente, Dricca gostaria de mais liberdade.