O filme "Aquarius" (assista ao trailer acima) ganhou classificação indicativa de 18 anos para exibição no Brasil pelo Ministério da Justiça. A decisão é justificada pelo fato de o filme mostrar "sexo explícito" e "drogas", de acordo com a análise do Ministério.
- Assista ao trailer de 'Aquarius'
- 'Aquarius', estrelado por Sonia Braga, disputará Palma de Ouro em Cannes
- Diretor de 'Aquarius' diz estar nervoso com indicação para Cannes
- Equipe de 'Aquarius' protesta em Cannes contra impeachment de Dilma
- Atuação de Sônia Braga em 'Aquarius' recebe elogios em Cannes
- 'Aquarius vai fazer você querer morar no Brasil': As reações ao filme e ao protesto em Cannes
- Brasil está dividido, lamenta diretor Kleber Mendonça Filho em Cannes
- 'I, Daniel Blake' leva a Palma de Ouro no Festival de Cannes
- 'O som ao redor' entra em lista de melhores do ano no 'New York Times'
- Filme brasileiro 'O som ao redor' é premiado em Nova York
- Brasil indica 'O som ao redor' para tentar vaga no Oscar 2014
- Filme brasileiro 'O som ao redor' fica de fora da disputa por Oscar 2014
A informação foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (22). A distribuidora do filme chegou a pedir a revisão da classificação, mas o Ministério da Justiça indeferiu o pedido e manteve a decisão de que o filme não é recomendado para menores de 18 anos.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho (de "O som ao redor") e estrelado por Sonia Braga, o filme tem estreia marcada para 1º de setembro no Brasil. O longa disputou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em maio.
Em Cannes, "Aquarius" ficou também marcado pelo protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff que o diretor e o elenco fizeram no tapete vermelho. "Um golpe ocorreu no Brasil", "Resistiremos" e "Brasil não é mais uma democracia" eram alguns dos cartazes que o cineasta e sua equipe seguravam no tapete vermelho.
Além disso, o filme agradou a crítica, tendo sido aplaudido por vários minutos após o fim da sessão. O jornal britânico "Daily Telegraph" deu o seguinte título à resenha: "'Aquarius' vai fazer você querer morar no Brasil".
Ainda no festival francês, a atuação de Sonia Braga no papel de uma mulher que se recusa a deixar de viver do modo como deseja, recebeu muitos elogios. A atriz de 65 anos interpreta Clara, escritora e jornalista aposentada que mora no Aquarius, edifício dos anos 1940 construído na orla do Recife.
O prédio à beira mar é o último de seu estilo no bairro de Boa Viagem. Ali, Clara vive cercada por discos, livros e recordações, enquanto recebe propostas de uma construtora que quer demolir o Aquarius para construir um novo empreendimento.
O elenco de "Aquarius" tem ainda Maeve Jinkings ("O som ao redor"), Irandhir Santos ("Velho Chico", "Tropa de elite 2", "A febro do rato", "O Som ao Redor), Humberto Carrão ("Malhação", "Cheias de charme" e "Ti ti ti"), Zoraide Coleto, Carla Ribas, Paula de Renor, Fernando Teixeira, Barbara Colen, Daniel Porpino, Julia Bernat e Pedro Queiroz, entre outros.