Por Marina Pinhoni e Victor Farias, g1


Gerson Camarotti sobre aprovação da MP dos ministérios: ‘Não foi uma vitória do governo’

Gerson Camarotti sobre aprovação da MP dos ministérios: ‘Não foi uma vitória do governo’

O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (1) o texto-base da Medida Provisória (MP) que estabelece a estrutura atual de 37 ministérios do governo Lula. Foram 51 votos a favor e 19 contra. Para aprovar uma MP, é necessário a maioria simples dos votos (metade dos presentes mais um).

Assim como ocorreu na Câmara, senadores integrantes de partidos que compõem o ministério do governo Lula votaram contra o texto. Dois senadores, do PSD e do União Brasil, votaram contra a medida provisória: Samuel Araujo e Sergio Moro. Veja como votou cada senador.

O partido que deu mais votos contras à MP foi o PL: dos 12 senadores, nove foram contra.

Impasse para o governo

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. — Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A tramitação da MP dos ministérios em comissão mista foi marcada por derrotas para o governo. O relator do texto e líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), fez uma série de alterações que esvaziam atribuições dos ministérios do Meio Ambiente e Povos Indígenas.

Depois de cogitar articular barrar as mudanças no relatório, o governo cedeu à estrutura proposta pelo relator, que atende pedidos do chamado Centrão e da bancada ruralista.

No entanto, até esta quinta, ainda enfrenta resistência e insatisfações de parlamentares. Eles reclamam, por exemplo, que não são ouvidos pelos principais articuladores do governo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!