Por g1 — Brasília


Janja, futura primeira-dama, é a responsável pela organização da posse de Lula em Brasília — Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou nesta sexta-feira (16) um vídeo nas redes sociais para estimular a presença de apoiadores na posse presidencial, no próximo dia 1º de janeiro em Brasília.

O evento está sendo organizado pela futura primeira-dama, Janja da Silva. O PT espera cerca de 300 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, que terá shows de mais de 20 artistas, divididos em dois palcos.

Na peça publicitária divulgada, personagens que representam brasileiros de várias regiões dizem que comparecerão à posse presidencial. Eles dizem que vão ao evento pela "paz", "esperança", "vida", "respeito", "Amazônia", "futuro", "democracia" e "pelo Brasil".

Na sequência, uma locutora afirma que "falta pouco para a posse mais esperada da história". "Pro Brasil ter mais uma vez um presidente do povo. E o povo ser de novo presidente", acrescenta.

Segundo a peça, o evento em Brasília no dia 1º de janeiro começará a partir das 11h.

O g1 apurou que, com o vídeo, além de promover a posse presidencial, o PT quer que os apoiadores de Lula não se deixem intimidar pelos recentes episódios de violência e vandalismo em Brasília protagonizados por bolsonaristas radicais.

Trecho do vídeo sobre a posse presidencial divulgado por Lula nesta sexta-feira (16) — Foto: Reprodução/Twitter Lula

Atrações

Nas últimas semanas, Janja da Silva divulgou artistas que se apresentarão nos dois palcos que serão montados na Esplanada dos Ministérios. Uma das estruturas será batizada com o nome de Elza Soares, a outra, de Gal Costa. As duas cantoras homenageadas faleceram neste ano.

Entre as atrações já confirmadas, segundo a esposa de Lula, estão:

Segundo Janja, o evento no próximo dia 1º de janeiro em Brasília terá transmissão comandada pelo humorista Paulo Vieira e pela apresentadora Titi Müller.

Chefes de Estado e Segurança

Vários chefes de Estado já confirmaram presença na posse de Lula, entre os quais o da Alemanha, Espanha, Argentina e Portugal.

Segundo Janja, a segurança é a principal preocupação do governo eleito, para que o povo, considerado o "protagonista do evento", possa aproveitar com tranquilidade.

De acordo com a primeira-dama, todas as forças de segurança estão envolvidas no planejamento da posse, como a Polícia Militar do Distrito Federal, a Polícia Federal e demais órgãos que atuam na área.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!