Os 180.217 eleitores aptos a votar em Boa Vista, capital de Roraima, vão escolher o novo prefeito entre quatro candidatos que, durante a campanha, mantiveram índices estáveis e sem grandes variações nas pesquisas de intenção de voto.
Na ponta da corrida pelo comando da cidade, a deputada federal Teresa Surita (PMDB) liderou nas preferências em todas as sondangens do Ibope. Na última pesquisa, desta sexta (5), a tucana pontou com 53% das intenções em votos válidos. No segundo lugar, aparece Mecias de Jesus (PRB), com 23%; seguido por Telmário Mota (PDT), com 18%; e Robert Dagon (PSOL), com 6%.
Desde o início da campanha, foram três levantamentos do Ibope, com índices oscilando dentro da margem de erro, de quatro pontos percentuais para mais, ou para menos. Em agosto, Teresa largou com 55%, variou para 54% em setembro e passou para 49% na antevéspera do pleito.
Perseguindo o segundo turno, Mecias oscilou positivamente: começou com 15%, alcançou 19% das intenções em setembro e chegou a 21%, crescendo já fora da margem de erro. Esses índices foram captados na pesquisa estimulada, que também leva em conta brancos, nulos e indecisos.
Trajetórias
Graduada em turismo, Teresa Surita tem 56 anos e já governou a capital de Roraima por três mandatos. A última eleição que ganhou para a prefeitura foi em 2004. Em 2010, foi eleita deputada federal . Teresa concorre pela coligação Boa Vista no Coração, formada pelo PMDB, PTN, PR, PPS, PSDC, PRTB, PMN, PSDB, PPL. O candidato a vice-prefeito é Marcelo Hipólito Moreira Netto (PSDB).
Mecias de Jesus, 50 anos, é deputado estadual e concorre pelo PRB. Reeleito em 2010 para a Assembleia Legislatvia do estado, Mecias chegou a atuar como presidente da Casa. Mecias concorre pela coligação Boa Vista para Todos, formada pelo PRB, PT, PTB, PSL, PSC, DEM, PTC, PSB, PSD, PT do B. O candidato a vice é Maria Aparecida Lacerda (PSB).
Telmário Mota, candidato do PDT à prefeitura, tem 54 anos é vereador. Graduado em economia e contabilidade, Telmário começou a carreira política em 2004, quando foi eleito vereador. Concorre pela coligação A Força que vem do povo, formada pelo PDT, PV, PP, PRP e PHS. O candidato a vice é Rudson Leite (PV).
Pelo PSOL, o candidato é Robert Dagon. Bancário e ligado ao meio sindical, Dagon concorre pela primeira vez à prefeitura da capital. Em 2010, chegou a concorrer ao governo do estado. O PSol não está coligado com nenhum outro partido em Roraima. A candidata a vic-prefeita é Érica Marques (PSOL).
Horários de votação
Como o fuso horário em Roraima é de uma hora a menos em relação a Brasília, enquanto os eleitores de Boa Vista ainda estiverem votando, a apuração dos votos em boa parte do país já terá sido iniciada.
Mecias de Jesus (PRB) será o primeiro dos candidatos a votar, às 9h. Ele vota na Escola Estadual Vitória Mota Cruz, no bairro Paraviana. Mecias deve acompanhar a apuração dos votos na residência de familiares, em local não indicato pela assessoria.
Robert Dagon, do PSOL vota às 10h, no ginásio Euclides da Cunha, no centro Histórico de Boa Vista. O candidato irá acompanhar a votação na sede do PSOL, no bairro Pricumã.
Teresa Surita, do PSDB, vota às 11h na Escola O Pescador, no bairro São Pedro.
Telmário Mota, candidato do PDT, vota às 16h na junta comercial, no centro da cidade. Ele vai acompanhar a apuração dos votos na sede do comitê central da campanha, no bairro Liberdade.
Saques limitados
Para evitar possíveis compras de votos, o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, desem Gursen De Miranda, determinou na última sexta-feira (5) a limitação dos saques em espécie no valor de até R$ 10 mil na cidade. A regra vale desta sexta-feira até o dia da eleição. O objetivo, segundo o Ministério Público, é coibir a compra de votos nas eleições.
Segundo o promotor eleitoral Silvio Abadde Macias, titular da Promotoria de Justiça de Caracaraí, os indícios da prática de compra de votos surgidos pelas experiências das eleições anteriores demonstram a necessidade de adoção de ações preventivas.
Para ler mais sobre Eleições 2012, clique em g1.globo.com/politica/eleicoes/2012. Siga também Eleições 2012 no Twitter e por RSS.