Blog da Cristiana Lôbo

Por Cristiana Lôbo

Jornalista, acompanha de perto os bastidores do governo e a política brasileira. Comentarista do 'Jornal das Dez', da GloboNews


André Brandão, presidente do HSBC desde 2012, tem grande chances de ser nomeado para o Banco do Brasil, em substituição a Rubem Novaes, que deixou o cargo na semana passada. O novo presidente do BB será escolha pessoal do ministro da Economia, Paulo Guedes, que já tratou do assunto com o presidente Jair Bolsonaro. Havia interesse de militares de fazer a indicação para o posto.

Desde a saída de Rubem Novaes, Guedes decidiu mudar o perfil do novo presidente do Banco do Brasil. Ele quer alguém com forte atuação no mercado e, de preferência, com experiência em presidência de banco, o que se encaixa no perfil de Brandão. De acordo com Guedes, Brandão tem um perfil semelhante ao do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que conquistou respeitabilidade em Brasília e no mercado - de onde ele também saiu para o governo.

André Brandão durante audiência pública no Senado — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Guedes não fala sobre nomes para o Banco do Brasil. Afirma apenas que quer alguém com experiência no mercado e que tenha o desejo de se integrar ao governo.

A demora na indicação do novo presidente do Banco do Brasil se dá porque, segundo Guedes, o escolhido precisaria se desincompatibilizar das ocupações que tem hoje, e isso demanda tempo. Só depois disso, ele seria apresentado a Bolsonaro.

"Não falo em nomes porque isso pode atrapalhar. A indicação pode sair em um dia, três ou um pouco mais de dias", esquivou-se o ministro Paulo Guedes.

Apesar de não falar em nomes, o ministro tem feito sondagens.

Governo busca novo nome para comando do Banco do Brasil

Governo busca novo nome para comando do Banco do Brasil

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!