Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Era meados de outubro quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico no banheiro do Palácio da Alvorada. Ele cortava as unhas dos pés sentado em um banquinho quando desequilibrou-se e bateu a nuca.
A força da batida e a quantidade de sangue o assustaram, como ele mesmo relatou à época. Levado ao hospital, o presidente precisou de pontos, ficou em observação e foi submetido a uma série de exames, além de cancelar uma viagem para a Cúpula do Brics, na Rússia, por recomendação médica.
Quase dois meses depois, na madrugada desta terça-feira (10), Lula precisou passar por uma cirurgia de emergência. No fim da noite anterior, ele viajou de Brasília para ser avaliado no Hospital Sírio Libanês da capital paulista após uma agenda de compromissos e reuniões — uma delas com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes do Congresso. Segundo aliados, ele se queixava de dor de cabeça.
Em São Paulo, os médicos optaram por um procedimento chamado trepanação após exames apontarem uma hemorragia intracraniana ainda em decorrência da queda em outubro. Segundo a equipe médica, a cirurgia correu bem e Lula se recupera da forma esperada: conversando normalmente, se alimentando e com todas as funções neurológicas preservadas.
Para entender a relação da cirurgia de emergência com a queda sofrida em outubro, Natuza Nery conversa com Daniela Lima. Na entrevista, a apresentadora e comentarista da GloboNews e colunista do g1 também detalha como ficam a agenda política e as articulações do governo enquanto Lula se recupera.
Imagem mostra lesão na cabeça de Lula durante evento no Palácio do Planalto em 25 de outubro de 2024 — Foto: Reuters/Adriano Machado/Foto de Arquivo
O que você precisa saber:
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
A saúde do presidente Lula