Com mais de 20 anos de forró nas costas, Xand Avião chega neste mês com um novo álbum. Em "Mixtura", o artista raiz o forró, o funk, o trap, o rock e a MPB, mostrando que é conectado a muitos outros ritmos, sem ficar fechado ao forró.
Depois de uma longa história ao lado de Solange Almeida no Aviões do Forró, o cantor partiu para carreira solo em 2018, sem nem cogitar ir em busca de uma nova parceira. "Nem a Madonna conseguiria substituir ela", contou Xand em entrevista ao g1 Ouviu, o podcast de música do g1.
Um dos nomes mais conhecidos do forró eletrônico, Xand mostrou que não é aberto a outros ritmos apenas em seu novo álbum, mas também com a aceitação para outros artistas em festas tradicionais de São João, o que costuma gerar muita discussão na época de festas juninas. "Se está tocando é porque o povo quer".
No bate-papo, Xand Avião também falou sobre o preconceito de forrozeiros "raiz", relembrou tensão com Dominguinhos ("Disse que o Aviões não fazia forró") e falou sobre suas parcerias com artistas como Juliette e Simone Mendes.
O cantor ainda contou se consegue levar uma vida normal mesmo com a fama e relembra como diminuiu a bebida nos shows. "Estava bebendo praticamente todos os dias."
CLIQUE ACIMA PARA OUVIR
Xand Avião antes de entrevista ao vivo para o g1, em São Paulo, em 15 de janeiro de 2024 — Foto: Celso Tavares/g1
Você pode ouvir o g1 Ouviu no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts. Assine ou siga o g1 Ouviu para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Veja, a seguir, uma galeria de fotos com convidados do g1 Ouviu: