Globo Mar visita o Rio Grande do Norte para mostrar os movimentos provocados pelo vento
Sem o vento, muito navegador ficaria parado no mar. É ele que movimenta um competidor de kitesurf, um velejador dando a volta ao mundo ou a pequena jangada de um pescador. E para mostrar os diferentes movimentos provocados pelo vento, o Globo Mar foi até o Rio Grande do Norte. É lá, na esquina do Brasil, que entre os meses de setembro e janeiro, pescadores de todo o estado rumam para o município de Baía Formosa, litoral sul, atraídos pela pesca da albacora, peixe cuja textura se assemelha com a do atum. A equipe do programa acompanhou toda a viagem e a pesca da albacora. No meio do caminho paramos em São Miguel do Gostoso para mostrar o pessoal que pratica wind e kitesurfe.
Nossa viagem começa em Caiçara do Norte, onde o vento não para nunca. E nosso personagem principal é um pescador, o Tião, que vai embarcar em um barquinho e vai navegar quase cem milhas até o próximo destino.
Já é uma tradição no Rio Grande do Norte. Nos três últimos meses do ano, quando quase não dá peixe no norte do estado, os pescadores deixam suas casas e, levados pelo vento, seguem pra Baía Formosa, quase na divisa com a Paraíba. Lá, nessa época, acontece a temporada de pesca da albacora, um peixe primo do atum. Tião e seus companheiros partem para lá.
O embarque só acontece no início da madrugada, porque quem dita a hora é o vento. O catamarã voyager será nossa casa pelos próximos dias.
A partida foi na terça-feira à meia-noite. E já na quarta, de manhã cedinho, a equipe voltou a encontrar como Tião. O vento, forte e constante, faz lembrar que aqui é ele que manda. Tião segue ao sabor do vento e das ondas. A equipe do Globo Mar, também. E com o vento a favor, chegamos a São Miguel do Gostoso.
Seguimos pelo litoral do Rio Grande do Norte, navegando à procura do Tião. Há 36 horas, ele e outros pescadores realizam uma travessia corajosa: do norte a sul do estado, num barco a vela.
Após dobrarmos a esquina do Brasil, em touros, chegamos na altura de Jacumã.
A ideia inicial era que Poliana Abritta passasse pro barco do Tião. O problema é que o mar estava muito mexido. Tião teria que parar, fundear o bote, Poliana teria que pegar um bote e passar pra lá. Isso ia atrasar ainda mais o Tião. Qual é a nossa conclusão? Vamos de microfone a bordo.
Deixamos Tião pra trás e em Natal fizemos uma parada rápida, só o tempo de se preparar pra uma longa viagem noite adentro.
Depois de uma noite inteira de navegação, o mar mexido pra caramba, a equipe chegou na região da Baía Formosa.
Nos últimos meses do ano, por causa da mudança de vento, a água que chega na costa sul do Rio Grande do Norte é mais fria. E se é mais fria, é também mais rica em nutrientes, prato cheio para as albacoras.
A baía está repleta de barcos. Boa parte deles, de forasteiros. Tião fez só duas paradas de cerca de quatro horas cada: a travessia levou 62 horas. A praia está animada. Cheia de banhistas e de pescadores voltando do trabalho. Tião e seus companheiros de travessia põem os pés em terra firme. E é quando vem o merecido descanso.
E chegou a hora da pesca. Eles não param o barco pra pescar. O barquinho continua em movimento porque é assim que eles atraem a albacora. A isca, que é uma lulinha de mentira, de borracha, tem que estar em movimento.
Assim, mais chance de enganar o peixe e ele achar que é uma lula de verdade. Mas a técnica, essa história toda de como se pesca albacora, o próprio Tião ensina. Confira no vídeo.
A aventura do Globo Mar termina nesta pesca. Agora, a do Tião continua, pois a temporada de albacora está só começando. Boa sorte.
13 abril, 2013 as 1:16 pm
Olá passei minhas férias de março em Natal, realmente o lugar é Maravilhoso!Gostaria de ter visto a matéria pelo globo mar!Mas o horário é muito tarde, depois de duas progamações depois da novela!!!#tenso!Galera da globo reprisem a matéria =) ou mudem o horário, o progama é show de bola!
13 abril, 2013 as 1:32 pm
Uma ótima reportagem isso sim deveria ser divulgado. Lugar lindo trabalhadores guerreiros!!!!
Parabéns!!
13 abril, 2013 as 9:02 pm
Sou Paranaense,Residente no Rio de Janeiro, adoro tudo que se refere a natureza ,mar, florestas ,enfim estas maravilhas do Brasil, e especialmente a coragem destes nordestinos. Lamento no entanto o Horário que é exibido .
14 abril, 2013 as 7:14 am
muito bom alem da maravilha da natureza um bom lugar para estalar usina aeolica para capitaçao de energia
14 abril, 2013 as 4:46 pm
adorei areportagem gostaria que ele pudesse ir ao ar em um horario mais cedoque mais pessoas pudessem ver essa maravihla de reportagem parabens
14 abril, 2013 as 5:58 pm
Moro em Natal(RN) e fiquei na expectativa de assistir o programa mas, não assisti devido o horário que é muito tarde, assisti pela internet. Porque um programa tão bom não passa mais cedo,como por exemplo,logo depois da novela? Assim ficaria acessível ao publico de um modo geral. No horário que passa parece até que censurado.
14 abril, 2013 as 6:15 pm
Grande reportagem, sou Potiguar nascido em Pedra Grande onde fica a praia dos Marcos, por sinal o Marco estar voltando para o seu lugar de origem, o litoral do meu RN è sò belesas naturais, para quem nâo sabe Pedra Grande faz divisa com Caiçara do Norte e São miguel do Gostoso, parabèns TV Globo
14 abril, 2013 as 6:55 pm
Esta reportagem me tras boas lembranças da minha cidade Caiçara onde nasci e aos dezessete anos de idade pescava ajudando meu pai ( Damião Estevão muito conhecido nesta cidade ) pegar dourado, marlin, albacora. Hoje trabalho como Técnico de Segurança na Cidade de Campinas.
Parabéns a toda equipe do Globo Mar.
14 abril, 2013 as 10:28 pm
boa noite vcs da golbo mar deveriam fazer uma reportagem sobre as ilhas cagaras do rio de janeiro e as ilhas da barra da tijuca foi muito boa a reportagem sobre riogrande do norte
15 abril, 2013 as 4:59 pm
Venha conhecer tb a Barra de Cunhau, RN…
15 abril, 2013 as 7:07 pm
Este programa é de + que lutadores, parabéns.
15 abril, 2013 as 8:40 pm
Muito bom! ùnico na TV aberta! Passem reprise em horário mais cedo. òtimos jornalistas e imagens…parabéns!!!
16 abril, 2013 as 1:32 am
Aos jornalistas meus parabens, trabalho fantastico. Aos pescadores, bravos herois do mar peço a Deus os proteja dos perigos do mar.
16 abril, 2013 as 9:19 pm
Somos pescadores do sul do pais, lagoa dos patos, e gostamos muito de barco a vela, pois realmente oque manda é o vento, e isto é emocionante, poderiam também fazer uma reportagem sobre os pescadores do sul do Pais, que abrange desde o porto de rio grande até o farol de itapua, em porto alegre, pois e uma das maiores lagoas internas que existem, famosa por seus ventos forte, chamados de rebojo.
21 abril, 2013 as 9:48 pm
Parabéns Rede Globo pela excelente matéria,só quem já foi em alto mar sabe valorizar o trabalho desse povo sofrido que são os pescadores. É uma pena que uma matéria como essa não passe em horário nobre. Moro no litoral sul do RN, pesco por hobie e me emocionei com a matéria.
23 abril, 2013 as 12:29 pm
VISITEM MEU QUERIDO RIO GRANDE DO NORTE, ISSO É SÓ UM POUCO DAS MARAVILHAS DESSA TERRA ABENÇOADA PELA NATUREZA !!
26 abril, 2013 as 7:21 pm
Alguém ai sabe o nome da musica que toca no primeiro vídeo dos 5:43 á 5:52?
1 maio, 2013 as 8:45 pm
Meu pai que tem 80 anos conta, quanto tinha 10 anos de idade, fazia uma viagem como cacheiro viajante, montado em jumentos, todos os anos para Praia Formosa comprar albacora para assa-lá (defumar) na areia da praia mesmo e depois ia vender na feira de Guarabira na Paraíba. Saia de uma cidadezinha chamada Sítio Reta no Bairro de Pedro Velho no Rio Grande do Norte.
13 agosto, 2013 as 9:20 pm
Todos os episódios do Globo Mar são show de bola, o que que falta para os diretores da Globo atenderem a pedidos e colocarem o programa mais cedo?
26 agosto, 2013 as 5:56 pm
Linda reportagem, divulgando as maravilhas do Nordeste! é por isso que tenho orgulho de ser NORDESTINO.