Globo Mar refaz rota heroica e visita Cabo da Boa Esperança
No programa de estreia desta temporada do Globo Mar, o repórter Ernesto Paglia visita o Cabo da Boa Esperança. O cabo foi contornado pela primeira vez em 1488 pelo português Bartolomeu Dias criando assim o caminho para as Índias. E foi na tentativa de percorrer o mesmo caminho e chegar às índias que Pedro Álvares Cabral acabou por descobrir o Brasil A equipe do Globo Mar zarpou do Cabo das Agulhas, local que marca o fim do Oceano Índico e o início do Atlântico e navegou durante três dias mostrando os desafios da navegação na África: ventos fortes, correntes contrárias e rochedos. No caminho encontramos pinguins, focas e tubarões.
É lá no azul mais profundo que o mar se movimenta. Em uma ponta rochosa no extremo sul da África, os ventos se juntam ao que acontece lá no azul, para transformara travessia dessa esquina do planeta num desafio extremo.
Seiscentos anos atrás, os primeiros marinheiros europeus que cruzaram estas águas, contavam mais com a própria coragem do que com a ciência, e foi por experiência própria que eles batizaram este lugar onde o vento faz a curva, de cabo das tormentas.
Com talento e perseverança, eles terminaram por dominar estas águas e transformá-las no caminho que os ajudou a redesenhar o mapa do Planeta e a incluir nele o nosso pedaço, o novo mundo.
Chegamos à África do Sul pelo lado mais bonito: a Cidade do Cabo. Logo de cara, avistamos a sua marca registrada. A Montanha da Mesa fica encravada no meio da cidade, com seus três quilômetros de extensão e mais de mil metros de altura. A muralha de pedra emoldura a Baía da Mesa e é cercada por uma centena de belas praias.
Refazer esta rota heroica é reviver a história. E estamos chegando a mais uma descoberta do navegador português. Desembarcamos num ponto mais seguro e fomos de carro até o Cabo Agulhas, onde encontramos duas correntes que regem as águas. No lado do Oceano Atlântico predomina a corrente de Benguela, com água muito fria, entre 9 e 15 graus. Já, no Índico, quem manda é a corrente Agulhas, de água quente, entre 22 e 27 graus. Só na região de Cabo Agulhas já foram registrados 250 naufrágios.
O Globo Mar navega pelo extremo sul da África, rumo ao Cabo da Boa Esperança. O vento chicoteou o nosso veleiro desde o amanhecer. Na manhã seguinte, fomos para a Praia dos Pinguins, que é protegida. Faz parte do parque nacional da montanha da mesa. Um porto seguro para os três mil pinguins que adotaram esta praia.
Você já sabe – um dos maiores admiradores do pinguim é o tubarão branco. Vamos, então, conhecer o faminto rei destes mares. O melhor lugar fica na cidade de Gansbaai.
De repente, o bichão aparece. O tubarão-branco é um gigante. Pode ter seis metros de comprimento, pesar mil e duzentos quilos e nadar a quarenta quilômetros por hora.
O vento voltou a soprar forte. Boa notícia – afinal, estamos num veleiro. É hora de levantar os panos. Bons navegadores, nossos guias tiram vantagem da ventania. E ela nos empurra com velocidade até outro ponto especial desta bela costa africana: uma ilha lotada de focas.
Vamos nos aproximando do Cabo da Boa Esperança. O enorme paredão anuncia a grandiosidade que nos espera.
Aos grandes navegadores, que desenharam o Mapa Mundi com coragem e habilidade, o brinde do Globo Mar. Saúde e até a próxima.
9 abril, 2013 as 9:02 pm
Acho que a Globo peca no horário de programas ótimos, como GLOBO MAR.
Deveria ser logo após a novela, acredito que teriam mais audiência.
Assim também com o PROFISSÃO REPORTER. Pensem nisso…
9 abril, 2013 as 10:59 pm
Queria dar meu muito obrigada por poder utilizar deste vídeo para ilustrar e enriquecer minhas aulas com os alunos de 4º ano do ensino fundamental sobre o tema navegações pelo Atlântico.
10 abril, 2013 as 3:23 pm
Parabéns. Sensacional!!!!!!!!
Já estive nesse mar em operação entre a nossa marinha e a marinha da África do Sul. Realmente é super.
10 abril, 2013 as 4:45 pm
Adoro esse programa, só que bem que poderia ser depois da novela…. pq é um programa muito bom e muitas pessoas não assistem por ser muito tarde.
11 abril, 2013 as 3:17 pm
Ótimo programa e cheio de terapia aos telespectadores, pena que a globo não insere estas reportagens que poderiamos assistir com nossos filhos em um horário propício. Pense nisto Dona Globo. A reportagem e o apresentador merecem um público maior.
11 abril, 2013 as 3:55 pm
Pô Rede Globo
Parece que a questão do horário é UNANIMIDADE.
Avaliem melhor, e exibam o programa maravilhoso em horário mais cedo ou finais de semana.
A Globo disponibiliza todas as temporadas em DVD ???
Se positivo, como posso adquiri-los.
Abraço e Parabéns.
11 abril, 2013 as 11:11 pm
Gente INACREDITÁVEL!!!!
Tô super, hiper… extra… chateada de não conseguir assistir ao Globo Mar no RN!!! Vi as chamadas durante a semana e fiquei babando para assistir – combinei com meu filho mais cedo \"- Globo Mar juntos!\". Mas…………. vou dormir!!! completamente chateada por ter assistido a novela na expectativa do programa e ouvir na sequencia meu filho dizer: \"mãe, ainda tem a grande família e Pé na cova!!!!!!!!!!!!!!!!! não acredito, acima de tudo, 2 humorísticos???? gente, tá sobrando programa? diminui a quantidade de novela! Claro que não, sei o que isso representa mas….. Please, coloca o Globo Mar mais cedo ok?
E………………. democraticamente, publica meu comentário também.
Pessoal do Globo Mar: Tudo de melhor e que vcs sobrevivam a esse horário miserável.
Luiza
12 abril, 2013 as 3:46 am
Eu não quero comentar, mas quero pedir opinião, estou adquirindo um pequeno catamaran de aproximadamente 10 m, com dois motores a diesel inboard, de 52 hp cada um e sem o sistema de velas, e estou pensando fazer parte da tripulação que há-de trazer o barco de cape town a Luanda, em função da vossa experiência, esta capacidade de 104 hp, será suficiente, e tem um reservatório extra de 500 litos de diesel. Em conversa com alguns amigos dizem que e pouca, mas eles nunca andaram no mar.
Obrigado pelo vosso conselho e parabéns pelo programa, que so vi uma vez por acaso e gostei.
12 abril, 2013 as 11:31 am
muito bom, pena que e muito tarde
13 abril, 2013 as 7:52 am
Muito bom esse programa não perco um, estou lendo nos comentários que o horário do programa é muito tarde da noite, gente eu assisto na globo.com. Ernesto sou fã de suas matérias sempre assistir desde de muito tempo atrás e agora enfeitaram o programa com a beleza da Poliana que também é muito competente nas suas reportagens e está representando a nossa capital federal, viu só! Aqui não tem só politico ladrão não, tem gente boa também. kkkkk não é Poliana?????
13 abril, 2013 as 1:31 pm
Muito bom uma verdadeira aula de história parabéns ao Ernesto e equipe e a Globo !..
15 abril, 2013 as 10:16 am
Parabéns Ernesto Paglia por mais uma temporada do Globo Mar, durmo sedo mas assisto pela internet já no outro dia se possível. Nasci em Laguna SC, terra de belas praias e do Cabo de Santa Marta, sou muito ligado ao mar. Hoje moro em Balneário Camboriú e com o programa alem do conhecimento por conhecer novos lugares, me vejo no seu lugar e procuro desfrutar um pouco daquilo que você narra. Um abraço! Henrique
17 abril, 2013 as 2:36 pm
Programa de excelente qualidade, pena que é tão tarde…. poderiam rever esse horário, colocar pra mais cedo… seria mais vantajoso!
18 abril, 2013 as 3:58 pm
Adoro este programa, não perco um, e sempre sugiro aos meus amigos para que assistam. Gostaria de sugerir um lugar para vcs mostrarem a todos como é bonito, não conheço, mas é a terra de minha mãe e avós, e como não posso ir lá, bem que vcs, da equipe Globo Mar, poderiam incluir na programação. Este lugar é a Ilha dos Açores/Portugal. Abraços a todos e muito mais sucesso.
19 abril, 2013 as 8:04 am
Bom Dia! … Gostaria de saber como posso baixar o video?
Não possui Linkin. Existe outra forma de baixar ou site que posso encontrar o Linkin pra fazer isso?
Grato’ Adilson kais.
22 abril, 2013 as 12:09 pm
O Programa Globo Mar é uma escola ou porque não dizer uma universidade de conhecimento. Parabéns a equipe!
25 abril, 2013 as 10:53 pm
Gente o programa é lindoooooooooo! mas e o horario, a gente trabalha não tem como assistir; pelo amor de Deus arrume um horario mais cedo ou final de semana.
Abraços à toda equipe, estão de parabéns.
25 abril, 2013 as 11:02 pm
Por favor gostaria que mudasse o horário do programa, é muito tarde a gente trabalha e não tem como assistir.O programa é maravilhoso,uma equipe nota 10 mas não tem como assistir.Abraços.
3 maio, 2013 as 11:03 pm
Nossa, adoro o GLOBO MAR, programa de alto nível informativo, porém o horário as vezes não me deixa ver até o final. Por que não ir ao ar um pouco mais cedo, hein, equipe GLOBO MAR, ERNESTO??
17 maio, 2013 as 12:06 am
Que pena que um programa tão bom vai ao ar tão tarde…
Boa noite, repensem essa grade de humorísticos pois a contribuição do globomar é muito produtiva.