A manhã desta segunda-feira (15) foi de protestos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Nos bairros de Boa Viagem, na Zona Sul, Campo Grande, na Zona Norte, e no Terminal Integrado (TI) de Abreu e Lima, moradores de comunidades e passageiros de ônibus fizeram manifestações para reivindicar a falta de segurança ou a volta de uma linha de transporte público.
José Neves (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
No bairro de Boa Viagem, a manifestação interditou um trecho da Avenida Desembargador José Neves. Segurando cartazes e queimando pneus na pista, os integrantes do protesto pedem mais segurança e a punição do motorista que atropelou dois jovens na noite do último sábado (13). O acidente aconteceu na Rua Dom João VI, uma continuação da via em que ocorre a manifestação desta segunda (15).
De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o protesto começou por volta das 8h e, no local, houve congestionamento de veículos. Orientadores seguiram para o local para auxiliar os motoristas e, às 9h30, a via foi liberada pelos integrantes do protesto.
Ainda de acordo com a CTTU, outra manifestação interditou o sentido Boa Viagem da Avenida Agamenon Magalhães, nas proximidades da Rua Odorico Mendes, no bairro de Campo Grande. No trecho, houve queima de objetos e o congestionamento ficou intenso. Orientadores da Companhia seguiram para o local, mas o órgão não soube informar o motivo da manifestação. Por volta das 9h, o Corpo de Bombeiros (CBM-PE) chegou ao local para apagar o fogo ateado na pista. Pouco antes das 10h, a via já havia sido liberada.
TI Abreu e Lima
Antes das 7h, outra manifestação aconteceu no interior do Terminal Integrado de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Após a inauguração do espaço, no último mês de junho, o Grande Recife Consórcio de Transporte extinguiu a linha Caetés/Macaxeira e, nesta segunda (15), os passageiros reivindicaram a volta do local.
De acordo com o órgão responsável pelo TI, a manifestação se encerrou pouco depois das 7h. O Grande Recife ainda se comprometeu em atender a um grupo de pessoas na próxima terça (16), durante um encontro para discutir a viabilidade da linha em questão.