Um tumulto ocorrido no Centro de Internação Provisória (Cenip) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), localizado na Avenida Abdias do Carvalho, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, resultou na fuga de três adolescentes na tarde deste sábado (21). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, a confusão foi controlada pela Polícia Militar (PM), mas nenhum dos jovens foi recapturado.
Policiais do 12º Batalhão da PM foram acionados, assim como o Batalhão de Choque, que também enviou viaturas ao local por volta das 15h. Por meio de nota, a secretaria explicou que o tumulto teve início quando adolescentes rivais promoveram uma briga dentro do Cenip. “Houve pouco prejuízo material (alguns móveis quebrados). Não houve feridos”, informa o texto.
Outros casos
Um motim deixou seis adolescentes feridos, na madrugada de 13 de maio, na Funase localizada em Abreu e Lima, no Grande Recife. De acordo com a Polícia Militar, a confusão começou às 3h40 por causa de uma tentativa de fuga frustrada. Em seguida, foi iniciada uma briga entre os jovens que cumprem medidas socioeducativas. Segundo a direção da unidade, eles queimaram colchões, quebraram móveis e equipamentos, jogaram pedras e arrombaram cadeados. Foi preciso usar bombas de efeito moral para conter o motim.
Em abril deste ano, houve um tumulto na unidade da Funase de Timbaúba, na Mata Norte. No dia 22, três internos fugiram. De acordo com informações da Polícia Militar, os adolescentes serraram grades para sair da cela em que estavam. Ainda em abril, a unidade da Funase no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, registrou o assassinato de um dos internos no dia 8. A instituição também confirmou que houve uma rebelião seguida de fuga de oito internos no mesmo dia.