"A música clássica sobe o morro" é o nome do espetáculo que o festival Virtuosi leva ao Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife, no sábado (19). É o primeiro concerto, no local, do festival, que chega à sua XVIII edição. Para isso, um palco foi armado na Rua Severino Bernardinho Pereira. O concerto começa às 19h.
e a Orquestra Jovem de PE (Foto: Divulgação)
Criada em 1986 e reativada em 2005, a Orquestra Jovem de Pernambuco é regida pelo maestro Rafael Garcia junto com solistas e artistas nacionais e internacionais. O repertório inclui obras de Carlos Gomes, Mozart, Joseph Haydn, Liszt, Johannes Strauss e John Philip Souza.
A comunidade foi formada em 1940 por trabalhadores da antiga fábrica da Macaxeira e reúne diversas agremiações populares, como maracatus, reisados e blocos.
A 18ª Edição do Festival Internacional de Música tem concertos clássicos no Recife e em Olinda, na Região Metropolitana, até o domingo (20). Na sexta (18), às 20h, é a vez da Orquestra Virtuosi, também regida pelo maestro Rafael Garcia e com solistas como o violinista Benjamin Sung, o violista Rafael Altino, o violoncelista Leonardo Altino, e Catalin Rotaru.
A programação do sábado (19) se divide em dois polos: na Ordem Terceira de São Francisco, o grupo francês Quatuor Caliente celebra seus 15 anos de atividade na capital pernambucana, às 20h.
No encerramento, marcado para o domingo (20), a pianista armênia Marianna Schrinyan, se apresenta no teatro Santa Isabel. Em seguida, às 19h, a última apresentação do Festival é um recital com a pianista Marianna Shirinyan, diretora do Oxford Chamber Music Festival, na Inglaterra, e a violinista Priya Mitchell.
Confira a programação dos últimos dias do festival:
Teatro de Santa Isabel
Sexta (18), às 20h
Orquestra Virtuosi
Sábado (19), às 20h
Quatuor Caliente
Domingo (20), às 18h
Marianna Schrinyan, piano
Priya Mitchell, violino
Mariann Schrinyan, piano
Alto José do Pinho
Sábado (19), às 19h
Orquestra Jovem De Pernambuco