Por Gustavo Ferreira, TV Globo


Apaixonada pelo Natal, Maria Helena Moura Martins coleciona mais de 350 bonecos de Papai Noel em casa, no Recife

Apaixonada pelo Natal, Maria Helena Moura Martins coleciona mais de 350 bonecos de Papai Noel em casa, no Recife

Pinheiros, guirlandas, ceias e presentes são alguns dos muitos símbolos que envolvem o Natal, festividade que reúne as famílias todo ano entre 24 e 25 de dezembro. Porém, um desses ícones tem um significado especial para a aposentada Maria Helena Moura Martins: o Papai Noel.

Apaixonada pela festa, ela transforma o apartamento onde mora, no bairro dos Aflitos, na Zona Norte do Recife, numa "Papainoelândia", com uma coleção de bonecos do "Bom Velhinho" espalhados pela casa. São mais de 350 exemplares, adquiridos ao longo de 32 anos (veja vídeo acima).

"Ele [o Papai Noel] vem trazendo essa renovação. Quando chega o final do ano, com suas vestes, ele já mostra a cor vermelha, forte, de alegria; sua barba branca, que vai lembrando a paz; os presentes na mão, que é a partilha. Tudo isso está dentro do significado do Natal", declarou Maria Helena em entrevista à TV Globo.

A aposentada contou que a coleção começou com o primeiro Papel Noel que ganhou de presente do marido, no Natal de 1992. Desde então, a "prole" de Bons Velhinhos não parou de crescer, com versões e tamanhos dos mais variados: fotógrafo, jogador de futebol, surfista, entre outros.

O "queridinho" da colecionadora é o violinista, que toca a clássica "Noite feliz", composta pelo padre austríaco Joseph Mohr no século 19. "Quando eu termino de arrumar toda a decoração, é o primeiro que boto para tocar, sentir a música, e digo: 'É Natal'", afirmou.

Maria Helena Moura Martins reúne mais de 350 bonecos de Papai Noel no apartamento onde mora, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Um mês para decorar a casa

Para acomodar tantos bonecos no mesmo espaço, Maria Helena disse que começa a organizar a decoração dois meses antes da festa. O trabalho de arrumação tem início no fim de outubro e só termina em 24 de novembro.

"Tenho que preparar a casa para dar espaço a todos eles. [...] Quando [os visitantes] chegam aqui, ficam todos encantados e vão perguntando de quanto tempo [são os bonecos]. Tem a curiosidade: 'Onde é que você guarda tudo isso o ano todo?'", disse a aposentada.

Segundo Maria Helena, depois do Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, as réplicas voltam a ficar encaixotadas, esperando a hora de enfeitar novamente a casa com o brilho do final de ano.

Para ela, o Natal e tudo que envolve a festa, incluindo o Bom Velhinho, têm como significado os sentimentos de união e renovação. Nesta despedida de 2024, a aposentada disse que pediu ao Papai Noel "alegria, paz e muita força para enfrentar o ano que vem".

"Nós celebramos o nascimento de Cristo, a busca pela paz interior, os encontros entre amigos, famílias. Tudo isso é símbolo de renovação e de um resgate de uma paz que precisa estar dentro da gente", afirmou Maria Helena.

Papai Noel que toca 'Noite feliz' no violino é a réplica favorita da aposentada Maria Helena Moura Martins, que coleciona bonecos do 'Bom Velhinho' há 32 anos no apartamento onde mora, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!