Por g1 PE


Patrimônio vivo de Pernambuco, Maestro Duda recebe título de 'doutor honoris causa' da UFPE

Patrimônio vivo de Pernambuco, Maestro Duda recebe título de 'doutor honoris causa' da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entregou, nesta sexta-feira (5), o título de "doutor honoris causa" ao compositor e regente Maestro Duda, referência do frevo e da cultura popular. A cerimônia aconteceu na Concha Acústica Paulo Freire, na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife (veja vídeo acima).

Amante do frevo e do maracatu, José Ursicino da Silva, o Maestro Duda, é regente, compositor, arranjador e instrumentista. Desde 2010, ele é Patrimônio Vivo de Pernambuco e, em 2011, foi homenageado no carnaval do Recife.

O título foi proposto pelo Departamento de Música da UFPE. Essa é a honraria mais importante concedida pela universidade, destinada a personalidades que tenham se destacado por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. Para Maestro Duda, o título é uma honra.

"Eu esperava receber ainda com saúde. Hoje eu estou limitado. Eu queria vir com meus pés, estou sendo trazido, mas é com muita honra. Estou muito feliz por receber. Deus só faz as coisas na hora certa, né?", disse Maestro Duda.

Ele também afirmou que compôs um frevo especial para a ocasião assim que recebeu a notícia: o "Frevando com Honoris Causa". "Espero que faça sucesso, mais um frevo para o carnaval de Pernambuco", afirmou o artista.

Após a sessão solene, que contou com a presença de familiares e amigos do maestro, também houve uma homenagem da Orquestra Experimental de Frevo da UFPE , que tocou as principais composições do artista.

"Na verdade, o Maestro Duda já é doutor. Tem uma expertise enorme, uma liderança que vem formando gerações, e nós estamos aqui fazendo esse reconhecimento como instituição", disse o reitor da UFPE Alfredo Gomes.

Maestro Duda recebeu título de 'doutor honoris causa' da Universidade Federal de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

Quem é Maestro Duda

  • Natural de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Maestro Duda começou a estudar música aos 8 anos;
  • Aos 10 anos, ele integrou a Banda Saboeira, compondo logo depois “Furacão”, seu primeiro frevo.
  • Ao longo da carreira, Duda também tocou oboé na Orquestra Sinfônica do Recife;
  • Ele formou várias bandas de frevo, além de compor choros e sambas gravados por Jamelão e canções para Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais;
  • No teatro, musicou espetáculos dirigidos por Graça Melo, Lúcio Mauro e Wilson Valença;
  • Maestro Duda também atuou como professor-arranjador do Conservatório Pernambucano de Música.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!