Animais devem ser levados ao NVA — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
Começam nesta terça-feira (8) os atendimentos da primeira Jornada de Saúde Animal de Fernando de Noronha começaram, nesta terça-feira (8). Uma equipe formada por oito veterinários da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realiza atendimento gratuito de cães e gatos da ilha.
Os trabalhos vão ser promovidos até o dia 15 de outubro, no Núcleo de Vigilância Animal (NVA), na Vila do Trinta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A expectativa é fazer 150 atendimentos especializados. A ação é promovida em parceria pelo Projeto Pet Noronha, Administração da Ilha e UFRPE.
“Serão realizados atendimentos de oncologia e ortopedia, especialidades que não existem em Noronha. Nós trouxemos um ultrassom pet, equipamento que nunca foi utilizado na ilha. Neste trabalho, também fazemos raio-x e cirurgias ortopédicas”, contou a coordenadora do Projeto Pet Noronha, Tammy Casagrande.
A equipe também faz castrações, e todos os veterinários e profissionais de apoio executam trabalho voluntário. Até o momento, os moradores da ilha agendaram 130 atendimentos. Os interessados devem levar cães e gatos ao NVA.
O artista plástico Rock Lima levou uma gata e os dois cães para consulta. “Eu fui o primeiro a chegar, trouxe a gata e agora retornei com os dois cachorros. Esse trabalho é muito bom, a ilha tem muitos animais que precisam de carinho”, disse Rock.
O taxista Eliu Souza levou o gato Marley para atendimento. “O gato está com um problema na boca e vai precisar fazer cirurgia. Essa ação é muito boa, a equipe está de parabéns. Acho que deveria acontecer com mais frequência “, afirmou Eliu.
Além dos atendimentos veterinários, o Projeto Pet Noronha alimenta cerca de 200 animais abandonados na ilha e inventiva a adoção responsável de cães e gatos. Os interessados podem fazer contato com o Instagram do projeto.
Equipe de veterinários realiza cirurgias — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo