As 600 cartas disponíveis na campanha ‘Papai Noel dos Correios 2015’, em Santarém, oeste do Pará, foram apadrinhadas. A última carta foi adotada na quinta-feira (10) e pedia uma bicicleta e R$ 10. O prazo para os padrinhos entregarem os presentes na sede dos Correios termina nesta sexta-feira (11). Segundo a coordenação da campanha, os pedidos mais inusitados foram um cachorro e um pirulito bem grande.
A coordenação avalia a campanha deste ano como excelente, pois nunca conseguiu uma contemplação total. “Ano passado chegava a sobrar de 300 a 400 cartas, pois eram cerca de 1.100 cartas disponíveis para adoção”, informou a coordenadora da campanha na cidade, Euly Cristina Lira. As cartas não adotadas em anos anteriores eram de presentes mais elevados no preço, como tablets, bicicletas. As histórias contadas nas cartas também eram avaliadas pelos padrinhos
Com orientações dos Correios Nacional, ao invés das cartas serem totalmente de crianças que deixam nos Correios, alunos de quatro escolas públicas e uma creche foram contemplados a escreverem as cartinhas para campanha. “Não tivemos intervenção. A escolha dos locais ocorreu através da 5ª URE e do projeto Sol. As crianças estão devidamente matriculadas nas escolas. Delas foram contempladas 500 cartinhas”, explicou Euly.
No entanto, as crianças acostumadas a deixarem cartas na sede do órgão local, puderam participar. As cartinhas foram recebidas, mas somente 100 disponibilizadas para adoção.
(Foto: Aritana Aguiar/G1)
A agência dos Correios de Santarém recebeu mais de mil cartas contando com as deixadas no órgão e as das escolas e creche. Todas foram lidas e avaliadas em seguida colocadas a disposição para adoção.
Através desse método considerado positivo, o organizador pretende continuar com esse formato da campanha. “Observamos que os pedidos são totalmente diferenciados. Quando vem da sociedade percebemos haver uma influência social. Na escola a criança escolhe o que ela quer, o professor conversa. Da sociedade os pedidos são totalmente diferentes, pois percebemos ter influência dos pais”.
Ainda de acordo com a coordenadora, nos pedidos sob influência uma criança já chegou a pedir 50 calcinhas. Em outros casos foi solicitada cesta básica. Ela ressalta que geralmente ao perguntar para uma criança o presente que ela quer ganhar, com certeza pedirá algo relacionado a ela, como um brinquedo. No regulamento da campanha esses pedidos não podem ser aceitos. Agora, material escolar, brinquedos e roupas foram permitidos. Este ano retornou o pedido da bicicleta, pois ano passado não havia entrado.
Pedidos diferenciados
Uma criança da creche Universidade Municipal de Ensino (Umei) do bairro Santarezinho pediu um pirulito, mas o desejo é para ser bem grande, o maior possível.
Outro pedido diferente foi um cachorro. Alguém apadrinhou a cartinha com esse desejo e será entregue a criança na escola, dia 17 de dezembro.
Entrega dos presentes
A entrega para as crianças serão entregues somente nos dias 16,17 e 18 de dezembro, de acordo com o calendário escolar. A entrega é feita pelos Correios. Não é permitida a entrega direta do presente a criança e para assegurar a observância desse critério, o endereço não é informado ao padrinho.
Campanha ‘Papai Noel dos Correios’
A campanha acontece há 26 anos em todo Brasil. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Este ano em Santarém, ela começou dia 20 de novembro e encerrou dia 27 de novembro para recebimento das cartas.