Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém, Pará — Foto: Acervo UFPA
Duas universidades federais do Pará se manifestaram nesta quinta-feira (8) sobre o bloqueio orçamentário do governo Bolsonaro que atinge o pagamento de bolsas estudantis. Em comunicado feito na terça-feira (6), a Capes informou que não tem dinheiro para pagar as mais de 200 mil bolsas destinadas a alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) informou que recebeu um repasse no valor de cerca de R$ 460 mil para o pagamento de despesas com assistência estudantil.
Segundo a Unifesspa, os alunos de graduação, que são bolsistas de projetos de ensino, pesquisa e extensão e/ou recebem auxílios da Assistência Estudantil, terão as bolsas e auxílios referentes ao mês de novembro pagos em conta bancária em até dois dias úteis.
A universidade do Sul e Sudeste do estado disse que o novo bloqueio orçamentário compromete: a manutenção de prédio, elevadores, ar condicionados, veículos; dedetização; vigilância; abastecimento dos carros e ônibus; e a despesa para a conta de energia, que já deixou de ser paga desde o mês de setembro.
A Unifesspa também disse que “repudia veementemente os cortes e a herança calamitosa na Educação, Ciência e Tecnologia que o Governo Federal deixa” e disse que “os mais afetados são os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que utilizam o valor das bolsas e auxílios como fonte de subsistência”.
Já a Universidade Federal do Pará (UFPA) também se manifestou sobre o assunto, informando que o bloqueio orçamentário é “mais uma medida governamental de agressão à educação e à ciência no país''.
“É inaceitável que o trabalho em ciência siga sem o reconhecimento merecido e que profissionais e pesquisadores estudantes sejam ameaçados nas condições mínimas de sobrevivência e dedicação à pesquisa”, diz a instituição.
A UFPA também cobrou que os pagamentos sejam efetuados urgentemente. "Para além disso, [que] os valores das bolsas sejam reajustados em um patamar compatível com a importância do que realizam os pós-graduandos em favor da ciência brasileira”.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA