Música e história de professora apsentada paraense viram animação — Foto: TV Liberal/Reprodução
A paraense Maria de Jesus, de 78 anos, é inspiração para todos aos seu redor. Seu talento em músicas, letras e pinturas em telas são cheias de expressões e afeto. De origem ribeirinha, sua história, conexão com a natureza e seu trabalho artístico viraram animação, que ganhou a premiação Vicente Sales, da Fundação Cultural do Pará.
"Quando estou fazendo música estou expressando um sentimento da minha alma. Acho bonito isso na música: a gente expressa algo da alma de forma rítmica"
Os três primeiros singles do projeto 'Amazônia: Memória, canção e sonho' mostram a memória regional das paisagens, costumes e o imaginário popular.
Músicas e história de compositora paraense viram animação
Uma das incentivadoras para que a idosa desenvolvesse o lado musical foi a filha, Cris Salgado, que é documentarista. Segundo ela, a mãe sempre pintou muitos quadros e escreveu belos textos e assim, a incentivou a fazer aulas de música.
"Dentro da poesia da mamãe tem a memória da Amazônia, tem códigos culturais, fala do peixe, dos pássaros, da florestas, dos povos da floresta",
Maria, que é professora aposentada, começou a fazer aulas de música e suas expressões de histórias e vivências floresceram nas poesias e canções.
Ela nasceu no Baixo Amazonas e saiu do interior para ser professora universitária. Já aposentada, ela começou a fazer aulas de música pouco antes da pandemia e já fez canções e poesias que impressionaram a família e amigos.
Nesses meses, ela ganhou parceiros e da união surgiu a ideia da animação e também músicas - veja os detalhes no vídeo acima.
MAIS VÍDEOS do 'É do Pará'
Veja outras notícias sobre o estado no g1 Pará