‘Aonde eu ia, as pessoas pediam a continuação’, diz Tom Cruise sobre sequência de Top Gun
O ator Tom Cruise foi condecorado com o Prêmio de Serviço Público Distinto da Marinha dos Estados Unidos, nesta terça-feira (17). Esta é a maior honraria que um civil pode receber da corporação. A medalha foi concedida pelas atuações dele em filmes como "Top Gun".
Cruise foi nomeado como 36º Aviador Naval Honorário da Marinha dos EUA, além de defensor da força. Aos 62 anos, o ator recebeu a medalha durante uma cerimônia em Londres, onde está trabalhando atualmente.
O secretário da Marinha dos EUA, Carlos Del Toro, foi até o Reino Unido para entregar o prêmio ao ator. Segundo ele, Tom Cruise inspirou gerações a se alistarem na Marinha e no Corpo de Fuzileiros Navais.
Na década de 1980, o sucesso de "Top Gun" transformou Cruise em uma estrela e impulsionou os alistamentos militares. Na época, a Marinha chegou a montar mesas de alistamento nos cinemas. No filme, o ator interpretava um piloto de caça americano.
"Como resultado, o recrutamento de pilotos da Marinha aumentou no final dos anos 1980 e no início dos anos 1990", disse a Marinha em um comunicado.
A Força Naval afirmou que o ator passou quase quatro décadas apoiando de forma inabalável todos os membros e familiares da corporação, aumentando a conscientização pública sobre o trabalho da Marinha.
Após receber a medalha, o ator afirmou que estava orgulhoso pelo reconhecimento.
"Admiro todos os homens e mulheres que servem," disse. "Algo que é muito verdadeiro para mim é que liderar é servir. E eu sei disso no meu âmago. Vejo isso nos homens e mulheres das Forças Armadas."
A Marinha também ressaltou o trabalho de Cruise no filme "Top Gun: Maverick", lançado em 2022. A instituição disse que o longa-metragem revigorou o interesse dos mais jovens sobre as oportunidades que as Forças Armadas oferecem.
O ator também foi elogiado por suas atuações em "Nascido em 4 de Julho", "Questão de Honra" e na franquia "Missão: Impossível".
LEIA TAMBÉM
Tom Cruise recebeu Prêmio de Serviço Público Distinto da Marinha dos EUA — Foto: Kin Cheung/AP