Sérvia: Manifestantes depredam prefeitura de Belgrado em protesto contra resultado eleitoral
8 policiais ficaram feridos e 38 manifestantes foram presos nesta segunda-feira (25) após milhares de pessoas se reunirem no centro de Belgrado para exigir a anulação das eleições parlamentares e locais realizadas há uma semana.
No domingo, a polícia disparou spray de pimenta depois que uma multidão tentou invadir a prefeitura de Belgrado, onde fica a sede da comissão eleitoral local. Alguns dos manifestantes escalaram o prédio e quebraram janelas. Alguns atiraram pedras nas janelas, quebrando vidros.
Ivica Ivkovic, chefe da administração da polícia, disse que dois dos oito policiais feridos sofreram lesões graves.
"Continuaremos a trabalhar para manter a paz e a ordem e esperamos ver mais prisões relacionadas aos protestos da noite passada", disse Ivkovic em entrevista.
O populista Partido Progressista Sérvio (SNS) obteve 46,72% dos votos nas eleições parlamentares antecipadas no fim de semana passado, no entanto, organizações internacionais disseram que a votação foi influenciada pelo Presidente Aleksandar Vucic e por irregularidades eleitorais, como a compra de votos.
O SNS negou a fraude eleitoral e descreveu as eleições como justas.
A aliança de oposição de centro-esquerda Sérvia Contra a Violência ficou em segundo lugar nas eleições com 23,56% dos votos, e o Partido Socialista da Sérvia em terceiro com 6,56%.
Manifestante tenta quebrar porta da prefeitura de Belgrado enquanto policiais fazem barricada no interior do prédio em 24 de dezembro de 2023 — Foto: Marko Djurica/REUTERS
Srdjan Milivojevic e Vladimir Obradovic, da coalizão Sérvia Contra a Violência, tentaram abrir a porta da prefeitura, mas não conseguiram entrar, enquanto a multidão gritava "entre, entre" e "não se renda".
A Sérvia Contra a Violência disse quinta-feira numa carta enviada às instituições, autoridades e países membros da União Europeia que não reconheceria o resultado das eleições. A aliança apelou à UE para fazer o mesmo e iniciar uma investigação sobre os resultados.
O alto funcionário da polícia, Ivica Ivkovic, disse aos repórteres que os detidos enfrentarão acusações de incitação à mudança violenta da ordem constitucional – em referência à tentativa de derrubar o governo – e comportamento violento. Ele acrescentou que oito policiais ficaram feridos, vários deles gravemente.
Policiais reagem fisicamente contra manifestante no centro de Belgrado, na Sérvia, em 24 de dezembro de 2023 — Foto: Darko Vojinovic/Associated Press