Um avião que viajava da Polônia para o Egito fez um pouso de emergência nesta quinta-feira (19) em Burgas, leste da Bulgária, após um alerta de bomba. Segundo a companhia aérea, após o pouso foi esclarecido que o alerta era falso.
"Um passageiro falou sobre a presença de explosivos do avião, que fez um pouso de emergência no aeroporto de Burgas às 5h45 (1h45 de Brasília)", afirmou a porta-voz do aeroporto, Kristina Neikova.
Todos os 161 passageiros e tripulantes foram retirados por forças especiais búlgaras, que não encontraram explosivos em uma varredura inicial do avião, disse um porta-voz do aeroporto de Burgas, acrescentando que o aeroporto foi fechado devido ao incidente.
O passageiro que provocou o alerta, um polonês de 67 anos, estava sendo interrogado. Segundo a companhia aérea, ele admitiu que o alerta foi uma "piada".
Uma passageira identificada como Agata Pinuszewska declarou à emissora polonesa TVN24 que o avião foi desviado para Burgas após um passageiro gritar que tinha uma bomba.
"Após aterrissar, o avião ficou cerca de uma hora na pista... A polícia antiterrorismo entrou na aeronave e começou a perguntar, gritando para o homem, ‘onde você tem a bomba?’. Em seguida, nós fomos retirados do avião", disse.
O Airbus A320-232, operado pela empresa de voos fretados Small Planet Airlines, da Polônia, estava a caminho da estância turística de Hurghada, no mar Vermelho.
O avião foi rebocado para um local isolado no aeroporto de Burgas, onde foi submetido a uma segunda verificação pelas forças especiais búlgaras, disse uma porta-voz da polícia. Segundo ela, um passageiro que admitiu ter consumido álcool alertou a tripulação sobre uma possível bomba a bordo.
A Bulgária reforçou os controles nas suas fronteiras e aeroportos nos últimos dias, acrescentou a policial, após os ataques de militantes de sexta-feira em Paris, nos quais 129 pessoas morreram.